No período de um ano, tentativas de fraude cresceram 22%, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O levantamento foi feito entre setembro de 2020 e setembro de 2021. Ao todo, foram identificados 3,1 milhões de ataques, sendo que a maioria (57%) ocorreram em bancos e cartões.

Uma tentativa de fraude a cada 7 segundos aconteceu no mês de setembro deste ano, segundo a Serasa. A pesquisa aponta que as tentativas de fraude aconteceram com maior frequência entre a faixa etária dos 36 aos 50 anos de idade. Foram 1,1 milhões de casos identificados entre essa população.

publicidade

A segunda parcela que mais sofreu com o problema foi de quem tem entre 26 e 35 anos, com 855 mil casos. Acima dos 51 anos até os 60, 441 mil pessoas passaram por tentativas de fraude. A população acima dos 60 anos registrou 354 mil movimentações suspeitas.

Casos acompanham crescimento da tecnologia

Para Jaison Reis, diretor de soluções de identidade e prevenção a fraudes da Serasa Experian, a digitalização cada vez maior das transações faz com que as ocorrências suspeitas aumentem.

publicidade

“Quanto mais a tecnologia avança, mais tentativas de golpe acontecem”, diz em nota da empresa. “Os brasileiros já estão familiarizados com as plataformas online e utilizam mais os serviços digitais. Por isso, é fundamental que as empresas tenham suporte e ferramentas de alta segurança que possam evitar qualquer tentativa suspeita e bloqueiem as atitudes dos fraudadores”, recomenda Reis.

A pesquisa da Serasa também mostra uma divisão de movimentações suspeitas por região do país. O Nordeste foi a que apresentou maior aumento do problema, de 26,7%, seguido pela região Norte, com 24,1%. As regiões Centro-Oeste e Sudeste tiveram alta parecida, de 22,2% e 22%, respectivamente. No Sul do Brasil, as tentativas de fraude aumentaram 17,4%.

publicidade

Leia mais:

Como reduzir o risco de golpes

Além da troca regular de senhas, outras atitudes também ajudam a se manter protegido no ambiente digital. Confira algumas dicas:

publicidade
  • Vai fazer uma transação financeira em um site? Verifique se ele é seguro e se você está realmente acessando a plataforma oficial (o ícone de cadeado que aparece na barra de endereço do navegador é um bom indicador de segurança)
  • Use senhas fortes, com caracteres especiais, misturando letras e números — sem informações pessoais — em todos os serviços digitais que tiver cadastro.
  • Não se esqueça de criar combinações seguras também para cartões de débito e crédito
  • Não repita a mesma senha para mais de um site ou app
  • Sempre que possível, ative o segundo fator de identificação (aquele mecanismo que para fazer login é necessário receber um código adicional no email, via SMS ou app para liberar acesso a plataforma)
  • Acompanhe rotineiramente extratos bancários e do cartão de crédito. Notou algo suspeito, entre em contato com o seu banco
  • Nunca passe senhas e códigos recebidos por email ou telefone; Fique atento aos emails recebidos. Mensagens oficiais de empresas (principalmente as grandes) normalmente usam o nome da marca, e não informações genéricas ou domínio de emails gratuitos, como Hotmail e Gmail, por exemplo
  • Recebeu uma mensagem no WhatsApp de alguém pedindo dinheiro? Desconfie! Ligue para a pessoa que supostamente enviou o pedido e confirme se a história é verdadeira

Pequenos cuidados diários acabam se transformando em rotinas de segurança que podem evitar muita dor de cabeça!

Com informações do Uol

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!