A Samsung anunciou nesta terça-feira (9) que é a primeira empresa do mundo com desenvolvimento já completo para RAM em LPDDR5X. A nova memória promete ser mais veloz quando comparada com a geração anterior, pode ser maior e ainda assim consegue baixar em 20% o consumo de energia – detalhe crucial para dispositivos móveis.

O módulo apresentado pela Samsung nesta semana tem 16 GB de RAM no padrão LPDDR5X, sendo capaz de trafegar dados em velocidade de até 8,5 Gbps (gigabit), que marcou um aumento considerável para o máximo alcançado com a geração passada, batendo em 6,4 Gbps.

publicidade

Leia também

RAM LPDDR5X da Samsung (Imagem: divulgação/Samsung)
RAM LPDDR5X da Samsung (Imagem: divulgação/Samsung)

Quando este silício é combinado para fechar o pacote do SoC, é possível entregar até 64 GB de RAM LPDDR5X para o dispositivo. O aumento na quantidade total de memória, junto da maior velocidade alcançada pelo componente, também é acompanhado por economia de energia em 20%, quando comparado ao LPDDR5.

publicidade

Baixar o consumo de energia é um detalhe importantíssimo para dispositivos móveis, já que outras partes do hardware tendem a exigir mais da bateria, como a placa de vídeo, processador ou então a tela com maior resolução.

Dispositivos com RAM LPDDR5X chegam ainda neste ano

A Samsung não comentou qual aparelho deve ser o primeiro a trazer seu novo componente, mas deixou claro que os dispositivos podem aparecer com RAM LPDDR5X ainda neste ano. A Qualcomm tem um evento marcado para o começo de dezembro, onde apresentará as novas versões para seu processador e eu tenho quase certeza que o módulo de memória volátil mais avançado da Samsung estará presente nos celulares mais caros.

publicidade

Também é bem provável que a RAM LPDDR5X apareça dentro do Galaxy S22, que deve ser anunciado pela Samsung já no primeiro trimestre do ano que vem – pouco tempo depois do Galaxy S21 FE, que atrasou por motivos de escassez de chips.

Via: Samsung.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!