A Lenovo anunciou nesta semana o lançamento oficial do ThinkPad E14 Geração 3 no Brasil. O computador, focado no público corporativo, segue o visual clássico para essa linha de portáteis e adiciona novos processadores AMD Ryzen, SSD e placa de vídeo integrada Radeon.

Poucas marcas conseguem manter uma linha de produtos com lançamentos por tantos anos. A Apple é uma com os MacBooks e também os iMacs, mas no lado do Windows este cenário é praticamente exclusivo da Lenovo, dona da ThinkPad e que faz tempo que entrega boas opções de notebooks para o público corporativo.

Leia também

ThinkPad E14 Geração 3 (Imagem: divulgação/Lenovo)
ThinkPad E14 Geração 3 (Imagem: divulgação/Lenovo)

O portátil tem a mesma cara de sempre e isso significa corpo preto, com acabamento fosco e visual mais quadradão. Estes computadores não recebem curvas justamente pela origem da linha ThinkPad, que teve como referência o obentô – prato comum no Japão, geralmente acomodado em uma caixa retangular e é onde fica o “PF” para o dia.

publicidade

A tela do portátil é de 14 polegadas, com resolução Full HD e pode receber duas configurações de painel, sendo um em TN e outro com IPS – o segundo oferece mais brilho e maiores ângulos de visão. Mesmo com cara bastante conservadora, essa área já adota algum tipo de borda mais fina.

O teclado, mesmo com o ThinkPad E14 Geração 3 sendo lançado no Brasil, é entregue com padrão americano. Além do acabamento fosco e ângulos retos, outra marca registrada dos ThinkPads está presente neste novo modelo: um trackpoint vermelho no meio das teclas, para controle do ponteiro do mouse – o trackpad convencional também faz parte do produto, oferecendo as duas opções de controle para o usuário.

ThinkPad é corporativo, mas também é forte

O áudio recebe assinatura da Harman e o Windows 11 já pode ser instalado, já que as opções de processador AMD Ryzen contam com TPM 2.0. Na compra, o usuário pode optar por até 24 GB de RAM DDR4, chip Ryzen 7 série 5000, 1,5 TB de SSD M.2 e bateria com 45 ou 57 Wh, oferecendo autonomia para até 12,8 horas ou 15,8 horas, respectivamente.

ThinkPad E14 Geração 3 (Imagem: divulgação/Lenovo)
ThinkPad E14 Geração 3 (Imagem: divulgação/Lenovo)

Em conexões a Lenovo colocou uma porta USB-C 3.2 com suporte para DisplayPort 1.2, uma USB tradicional também na versão 3.2 e mais uma USB, agora 2.0. O usuário encontra uma porta HDMI 1.4, entrada para rede, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e saída para fone de ouvido.

Como os ThinkPad sempre são voltados para o público corporativo, o E14 Geração 3 tira proveito de uma tecnologia Glance vy Mirametrix, que bloqueia o computador sempre que o dono se afasta do portátil

Quando e quanto?

O ThinkPad E14 Geração 3 já está disponível para venda direta com a Lenovo, algo comum quando o usuário final não é o público do produto. O preço sugerido para o portátil parte de R$ 5.099 – em configuração bem mais modesta, quando comparada aos parágrafos anteriores.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!