O Ford Mustang Mach-E é o mais novo carro elétrico a ser integrado à frota dos icônicos táxis amarelos de Nova York, nos Estados Unidos. O SUV movido a bateria, que começou a circular pela cidade no dia 20 de dezembro, está sendo operado por lá pela startup de eletromobilidade Gravity.

De acordo com a companhia, o Mustang Mach-E é o táxi mais avançado na atual frota nova-iorquina, oferecendo “uma experiência personalizada ao passageiro e tecnologia de segurança ‘líder no setor’”. Junto com o Mustang, a Gravity também vai fornecer Tesla Model Ys para a cidade.

publicidade

Os carros da Gravity foram autorizados para uso oficial como parte de um programa-piloto organizado pela Comissão de Táxis e Limousines de Nova York no início de 2021. Todos os EVS virão com a (já famosa) pintura amarela Rally e monitores de 22” no banco traseiro para status de trajeto, reprodução de música e eventuais selfies. O motorista ainda tem acesso a uma tecnologia de inteligência artificial (IA) que identifica e evita distrações na condução.

“Projetamos nossa frota para ser o táxi mais inteligente, seguro e sustentável das ruas — algo que qualquer nova-iorquino ou visitante ficaria animado em acenar”, explica Moshe Cohen, CEO da Gravity, em comunicado oficial. “Queremos que nossa frota de veículos elétricos avançados não apenas ajude a revigorar o táxi amarelo em Nova York, mas ajude a reenergizar a cidade e a conduza em direção a um futuro mais limpo.”

Espaço interno do táxi Mustang Mach-E
Passageiros terão acesso no táxi elétrico Mustang a monitor de 22” no banco traseiro para checar trajeto, ouvir música e até fazer selfies (Gravity/Divulgação)

Infraestrutura ainda é um problema

Embora esteja animado com a expansão dos táxis elétricos por Nova York, Cohen admite, por um lado, um gargalo na operação: a carência de pontos de reabastecimento na cidade. Por isso, um dos planos da Gravity para o ano que vem é ampliar a malha de corredores elétricos na Big Apple, incluindo carregadores rápidos com velocidade de até 350 kW.

Dentro deste planejamento, a empresa americana tem firmado parcerias com proprietários de edifícios comerciais e operadores de estacionamento em Nova York para dar suporte aos seus EVs.

A Gravity também garante que tanto o Mustang quanto o Model Y não terão tarifas adicionais ou “premium”, ou seja, a taxa de cobrança será a mesma de um táxi amarelo padrão em Nova York — em torno de US$ 2,50 por milha (cerca de R$ 14), mas há uma série de especificidades no preço final que incluem adicional por engarrafamento e jornadas intermunicipais.

Via InsideEVs

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!