O balanço divulgado na última quarta-feira (30) pelo Ministério da Saúde demonstra que foram contabilizados 128 casos da Ômicron no Brasil, a nova variante da Covid-19 que está colocando diversos países em estado de alerta.

A atualização ocorre depois da quarta-feira (29), que foi sem mudanças no índice de diagnósticos de Covid-19 causados pela variante Ômicron. Sendo assim, as infecções foram registradas em: Goiás (38), Santa Catarina (38), São Paulo (27), Minas Gerais (16),  no Ceará (3), no Rio Grande do Sul (3), no Distrito Federal (1), no Rio de Janeiro (1) e no Espírito Santo (1).

publicidade

Além disso, de acordo com a pasta, 298 casos estão em investigação, com 16 no Distrito Federal, 23 no Rio Grande do Sul, 23 em Santa Catarina, 113 no Rio de Janeiro e 114 em Minas Gerais.

Boletim Ômicron de 30-12-2021
Boletim dos casos da Ômicron do dia 30/12/2021
Fonte: Ministério da Saúde

Leia também:

Ômicron: duas doses das vacinas não produzem anticorpos o suficiente

o Ministério da Saúde informou que a vacinação de crianças de idade de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve começar a partir de janeiro de 2022. Através de uma nota, a pasta declarou que a recomendação é para inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Imunização. 

De acordo com o ministério, a posição favorável à vacinação pode ser formalizada logo no começo do próximo ano, no dia 5 de janeiro, depois do fim do prazo da consulta pública aberta para tratar da questão.

“A recomendação do Ministério da Saúde é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, divulgou a nota. 

Ômicron Japão
Japão confirma primeiro caso da Ômicron. Imagem: Shutterstock

Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!