Sem muito alarde ou qualquer nota oficial, mas sim em uma atualização de driver, a Nvidia liberou uma versão de 12 GB para a GPU GeForce RTX 3080. Com a novidade, o usuário poderá (tentar a sorte e) encontrar a placa gráfica em uma configuração ainda menor que sua variante Ti, que continua como a mais potente para quem não quer uma 3090.

A adição de memória faz a GeForce RTX 3080 poder ser comprada com 2 GB extra, indo além da configuração com 10 GB deste modelo. Outro detalhe importante está justamente na versão Ti desta placa, que agora compartilha exatamente da mesma quantidade de RAM dedicada para gráficos.

publicidade

Leia também

GeForce RTX 3080 com 12 GB (Imagem: divulgação/Nvidia)
GeForce RTX 3080 com 12 GB (Imagem: divulgação/Nvidia)

Olhando para os números, a nova placa trabalha com 8.960 núcleos CUDA e agora oferece largura de banda maior. Esse incremento é resultado da nova interface de 384-bit adotada na GeForce RTX 3080 de 12 GB. Se você for sortudo e encontrar esta GPU em alguma loja do mercado internacional, saiba que uma fonte de ao menos 750 watts ainda é sugerida pela Nvidia, mesmo com consumo de 30 watts extras.

GeForce RTX 3080 com 12 GB ainda não tem preço

O preço sugerido para o mercado vender a GeForce RTX 3080 com 12 GB ainda não foi divulgado pela Nvidia. É esperado que alguma reunião com parceiros comerciais aconteça, justamente para a empresa bater o martelo neste assunto. Também não está clara qual será a dificuldade para a venda da nova GPU, pois ainda estamos mergulhados na escassez de chips – afetando todo o mercado, indo desde eletrodomésticos, celulares, tablets, PCs, placas gráficas e até carros, mesmo para modelos simples e não conectados.

Mesmo com a provável indecisão sobre o preço, alguns varejistas da Europa já colocaram a nova placa RTX 3080 com 12 GB para venda, com valores batendo em até 1,8 mil euros (algo perto de R$ 11,4 mil em conversão direta) para um modelo fabricado pela MSI.

Via: The Verge.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!