A Tecno mostrou nesta semana sua solução para fotografia macro com maior qualidade, permitindo ampliação de até cinco vezes para o objeto em foco. Prometendo resultados semelhantes aos obtidos com a lente principal, o componente chega a sair de dentro do celular para garantir a composição no momento certo.

A fotografia macro chegou ao mundo dos smartphones faz pouco tempo, mas a qualidade final dos arquivos tende a ser bem ruim. A culpa deste problema pode estar no sensor de resolução pífia, com alguns modelos chegando em apenas dois megapixels, junto de lentes não tão boas para este trabalho.

publicidade

Leia também

A Tecno, uma empresa não tão conhecida no mundo dos smartphones, resolveu mostrar para todos sua visão para o tema: uma lente telescópica para ampliar o objeto posicionado logo à frente, mas sem a necessidade de chegar perto dele de fato. A ideia utiliza um conjunto móvel de lentes, no lugar da ultrawide fixa – como faz o iPhone 13 Pro, por exemplo.

Tecno promete boas macros, mas não mostrou nenhuma

A empresa não forneceu muitas informações técnicas sobre sua criação e nem mesmo divulgou fotos feitas com o componente, mas diz que a lente telescópica para macro registra exatamente a mesma qualidade de fotos feitas com a câmera principal do aparelho. Como ela é móvel, o conjunto também aproxima objetos distantes em cinco vezes de zoom óptico.

Recentemente a mesma Tecno prometeu lançar o primeiro smartphone Android com sensor capaz de compensar o movimento da mão do usuário, em uma tecnologia chamada de Sensor Shift e que é atualmente utilizada apenas em alguns modelos do iPhone 12, junto de todos os iPhone 13.

Se a marca conseguir unir as duas tecnologias, poderá inaugurar duas melhorias consideráveis para a fotografia nos aparelhos com sistema operacional móvel do Google – ao menos para macro. Só fico curioso com a duração de uma parte móvel extra, principalmente com a proteção contra água e poeira de alguns celulares.

Via: GSMArena.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!