Se as cidades contam com asfalto, escolas, postos de saúde, parques, iluminação, honram com o pagamento dos servidores, entre infindáveis serviços, muito se deve ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pago por todo munícipe proprietário de um imóvel. Trata-se de um dos primeiros impostos a chegar junto com o novo ano e pode ser pago em cota única ou parcelado. Cada cidade tem taxas diferenciadas de descontos e valores calculados de acordo com a metragem e localização.
Entenda o que é e para que serve o IPTU
Cobrado anualmente por todas as 5.570 prefeituras existentes no Brasil, o IPTU é um imposto municipal que cobra uma taxa dos proprietários tanto de terrenos quanto de imóveis. Eis aí a explicação para o predial (imóvel) e territorial (terreno).
Qualquer tipo de construção entra no rol do IPTU, seja ela residencial, comercial ou industrial. Com o dinheiro arrecadado, muitas vezes a maior fonte de renda das pequenas e médias cidades, a prefeitura honra os compromissos com prestadores de serviços, quita dívidas, paga os funcionários e faz a máquina girar.
Portanto, é o gestor público que se responsabiliza pela arrecadação e também pelo uso do dinheiro arrecadado por meio do IPTU.
Inquilino X proprietário: quem paga o IPTU?
É importante informar que no caso de imóveis alugados, geralmente o pagamento do IPTU é estipulado no contrato seja feito entre inquilino e proprietário ou direto na imobiliária.
Na maioria dos casos, o inquilino fica responsável pelas parcelas, mas há proprietários que não inserem esse custo a mais no contrato, mantendo apenas o valor do aluguel mensal.
Veja o passo a passo para pagar o carnê na internet
São Paulo
Passo Um
A primeira etapa para você retirar o IPTU na cidade de São Paulo é entrar no site da Secretaria da Fazenda, clicando aqui!
Passo dois
Logo no banner principal haverá um convite para a página do IPTU 2022 e também mais botões abaixo.

Passo três
Em seguida, você estará em uma página específica dos serviços de IPTU, podendo conhecer o calendário de pagamento, emissão de segunda via, pagamento do imposto, inclusive um hotsite feito somente para a função. Clique neste botão.

Passo quatro
Desça a barra de rolagem e vá ao botão Consulta da Emissão Geral e segunda via do IPTU.

Passo cinco
Clique em acesse as informações relativas ao IPTU.

Passo seis
Pronto! Agora é só você inserir o número do cadastro do imóvel para ter a emissão do boleto que poderá ser pago em seu banco de preferência diante de várias opções.

Belo Horizonte
Passo um
Entre no portal do IPTU 2022 criado pela prefeitura, acessando aqui!
Passo dois
Em seguida, clique em Emitir Guia 2022.

Passo três
O sistema abrirá uma página com várias informações sobre o IPTU na capital mineira, podendo ser um tira-dúvidas. Clique em Solicitar.

Passo quatro
Prontinho! Você poderá acessar o boleto com o índice cadastral, CPF, CNPJ ou CEP do imóvel. Fácil, não é mesmo? Vale informar que cada cidade conta com sistemas diferenciados em relação ao IPTU, prazos e formas de pagamento, tendo em vista que é um imposto municipal.

Leia mais:
- Aprenda a tirar o RG digital para cães e gatos, documento obrigatório na cidade de São Paulo
- Como bloquear o BBB 22 nas redes sociais
- Veja como fazer o pré-cadastro para vacina infantil em São Paulo
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!