A prefeitura de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, decidiu suspender a vacinação infantil contra a Covid-19 na última quarta-feira (19) após um pai relatar reações de sua filha após ela sofrer uma parada cardíaca depois de receber uma dose do imunizante. O governo do estado de São Paulo concluiu que o produto não foi a causa da parada.

A criança de 10 anos, que sofre de asma, teria tido alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou cerca de 12 horas após a aplicação do imunizante. A prefeitura informou que o paciente foi levado está em observação em um hospital de Botucatu com um quadro de saúde estável e consciente.

Parada cardíaca em criança

Segundo a Folha de S. Paulo, a decisão de suspender a vacinação infantil foi do prefeito Anderson Prazo. A prefeitura disse em nota que não há confirmação de que o estado da criança foi causado por uma reação da vacina da Covid-19 e que paralisou a imunização até que o caso seja investigado. 

Leia também!  

publicidade

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) de São Paulo informou estar monitorando a situação, mas que a análise já indica que não há ligação entre a vacina e a parada cardíaca. “Não existe relação causal entre a vacinação e o quadro clínico apresentado, portanto, o evento adverso pós-vacinação está descartado”, disse a pasta. 

O principal ponto destacado pelo CVE está no curto intervalo entre a vacina e os sintomas, tempo considerado pequeno por especialistas para causar uma miocardite. A investigação foi feita pela Divisão de Imunização do estado e pelos Grupos de Vigilância Epidemiológica de Botucatu e de Bauru.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!