Um tribunal dos Estados Unidos decidiu rejeitar o recurso da Netflix contra uma ação movida pela enxadrista Nona Gaprindashvili, que processou o streaming por difamação após ser citada no último episódio da série “O Gambito da Rainha”. Segundo os documentos, a jogadora, da Geórgia, alega difamação e pede R$ 25 milhões em reparações, conforme informou a CNN.

Gaprindashvili ganhou destaque como jogadora de xadrez na União Soviética na década de 1960 e foi mencionada durante o último episódio de “O Gambito da Rainha”, série que acompanha a personagem fictícia Beth Harmon.

Leia mais!

Apesar da série ser baseada em um romance de 1983, de Walter Tevis, ela faz menções reais a jogadores e, ao citar Gaprindashvili, disse que a jogadora “nunca enfrentou homens”, o que segundo a enxadrista, é uma informação falsa – o momento é dito por um dos comentaristas durante o último torneio da série.

publicidade
Anya Taylor-Joy em 'O Gambito da Rainha'. Imagem: Phil Bray/Netflix
Anya Taylor-Joy em ‘O Gambito da Rainha’. Imagem: Phil Bray/Netflix

A jogadora argumentou no processo que o enredo foi “grosseiramente sexista e depreciativo”, observando que ela havia de fato enfrentado 59 competidores do sexo masculino em 1968, ano em que a série foi ambientada.

Segundo informações da Variety, a ação foi movida em setembro de 2021 e a Netflix acionou recursos justificando que a série era fictícia e que teria liberdade criativa e licença artística para o roteiro. Contudo, a juíza distrital dos EUA Virginia A. Phillips discordou e considerou o argumento da enxadrista plausível.

“A Netflix não cita, e o Tribunal não tem conhecimento, de nenhum caso que impeça reivindicações de difamação pelo retrato de pessoas reais em obras de ficção. O fato de a série ser uma obra fictícia não isenta a Netflix da responsabilidade por difamação se todos os elementos de difamação estiverem presentes”, argumentou a magistrada.

“No contexto, portanto, a Netflix ‘criou a impressão de que [ela] estava afirmando fatos objetivos’. O autor alega suficientemente falsidade porque a Linha é ‘razoavelmente suscetível de uma interpretação que implica uma afirmação de fato comprovadamente falsa’”, concluiu.

Nona Gaprindashvili foi a primeira mulher a receber o título de Grande Mestre de Xadrez no ano de 1978. “O Gambito da Rainha” estreou na Netflix em outubro de 2020 e logo se tornou um sucesso mundial, ganhando, em 2021, o Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Série Limitada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!