Na última quarta-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) disse que o Estado de São Paulo adotará a quarta dose da vacina contra Covid-19 para todos. “Vamos adotar em São Paulo a quarta dose, independentemente de haver ou não recomendação do Ministério da Saúde“, falou em entrevista à Rádio Eldorado.

Neste momento, a aplicação é somente para imunossuprimidos, que são pessoas que correm mais risco de ver a doença evoluir para quadros graves. “A hipótese (da quarta dose) já é avaliada pelo comitê científico. Não só avaliada, ela já é confirmada pelo comitê científico aqui do governo de São Paulo”, comunicou Doria.

Só que antes de iniciar esta campanha é necessário avançar nas etapas anteriores da imunização: “Nós estamos preparados para iniciar a quarta dose de reforço, mas fazendo um esforço ainda, antes de iniciar a quarta dose, para que as pessoas que não tomaram a segunda dose (vacinem-se)”.

Leia também!

publicidade

Até porque de acordo com o Estadão, São Paulo conta com 2,2 milhões de pessoas em atraso da vacina da Covid-19 e 1,2 milhão com a 2ª dose na faixa de 12 a 29 anos. Além de que, com o avanço da variante Ômicron pelo Brasil, o que fez aumentar o número de infecções.

“Avançando na segunda dose, nós aí já podemos iniciar em São Paulo a dose de reforço e a quarta dose, seguindo também uma ordem de faixa etária. Como fizemos na terceira dose: nós começamos vacinando as pessoas de mais idade até chegar às pessoas com mais baixa idade”, pontuou Doria.

Ele aproveitou ocasião para falar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova a recomendação na quarta dose. Sendo que já está permitida nacionalmente desde o dia 21 de dezembro de 2021 para pessoas imunossuprimidas.

Fonte: Globo

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!