Tira-dúvidas

Testes para Covid-19 poderão ser abatidos no Imposto de Renda. Entenda!

Uma novidade na Declaração do Imposto de Renda 2022 é que os testes realizados contra a Covid-19 poderão ser abatidos como despesas de saúde. No entanto, testes feitos em farmácias não entram nas regras do governo. Segundo a Receita Federal, “testes realizados em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderão ser deduzidos. Já os feitos em laboratórios, desde que comprovado o pagamento, poderão ser deduzidos“, informa a nota oficial.

Declaração aceita somente exames feitos em 2021

É importante o contribuinte saber que há algumas restrições. Só poderão ser informados como despesas de saúde exames feitos no ano passado. Os deste ano somente no Imposto de Renda de 2023. 

Tradicionalmente, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda começa em março e vai até o fim de abril. 

Ômicron faz aumentar procura por testes

Tendo em vista que a variante Ômicrom tem uma taxa de transmissão muito maior, a procura por testes de Covid aumentaram consideravelmente no país. Em casos urgentes, um exame pode custar até R$ 700. 

No rol das justificativas para gastos com saúde, entram despesas médicas em hospitais, laboratórios e clínicas. 

Agora, compras de medicamentos não podem ser deduzidas e só vale os pagamentos feitos para o próprio tratamento ou de dependentes relacionados na Declaração.  

Leia mais:

Veja como declarar

Gastos com testes e exames de Covid devem ser informados no campo “pagamentos efetuados”, incluindo o nome e CNPJ da empresa onde o exame foi realizado. Por isso, é fundamental sempre guardar as notas fiscais que comprovem a data da despesa e o valor. 

Além disso, especialistas alertam aos contribuintes que arquivem suas Declarações por pelo menos cinco anos, data limite para uma possível retificação ou questionamento do Fisco. 

Declaração do Imposto de Renda 2022 autorizou a apresentação dos gastos com testes de Covid-19 como mais um recurso para conseguir um abatimento no valor a pagar. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O próprio modelo de Declaração informará o limite de valor a ser declarado para o abatimento de despesas médicas. Outra vantagem é que o programa da Receita mostra o modelo ideal para cada perfil de contribuinte, podendo ser simplificado ou completo. 

São dedutíveis pagamentos efetuados para médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais e também as despesas com exames laboratoriais.  

Pagamentos em moeda estrangeira

Quem fez procedimentos médicos que foram quitados em moeda estrangeira deve converter para o dólar dos Estados Unidos, com o valor referente ao último dia útil da primeira quinzena anterior ao do pagamento. 

Via: G1

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 11 de fevereiro de 2022 10:31

Compartilhar
Publicado por
Lauro Lam