NASA faz exames de imagem de olhos e veias dos astronautas da ISS

Procedimentos foram feitos pelos próprios astronautas, com auxílio de médicos no centro de controle da estação aqui na Terra
Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 16/02/2022 16h46, atualizada em 17/02/2022 12h10
Imagem mostra a Estação Espacial Internacional em close, com a Terra ao fundo
Imagem: Volodymyr Goinyk
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em mais uma chance de demonstrar os efeitos da gravidade zero no corpo humano, a agência espacial americana (NASA) conduziu diversos exames de imagem dos olhos e veias de três astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). Ou melhor, “fez eles conduzirem” os exames.

O processo de coleta e imagem foi executado pelos próprios astronautasMark Vande Hei, Thomas Marshburn (NASA) e Matthias Maurer (da europeia ESA) — sob supervisão de profissionais médicos no centro de controle da agência aqui na Terra.

Leia também

Na ISS, exames de imagem estão sendo conduzidos pelos próprios astronautas da ISS, a pedido da NASA, como parte de estudos clínicos
Na ISS, exames de imagem estão sendo conduzidos pelos próprios astronautas da ISS, a pedido da NASA, como parte de estudos clínicos Imagem: Centro Espacial Johnson/Nasa

Não que fosse um procedimento extremamente complicado — basicamente, os exames envolveram o uso de um dispositivo de imagens por ultrassom, acoplado nas veias do pescoço, ombros e pernas de cada um, bem como o escaneamento dos olhos.

Os exames foram conduzidos nos (e pelos) astronautas na última terça-feira (15), e a coleta de dados foi relativamente rápida. Os dados coletados ajudarão médicos na Terra a entenderem os efeitos da gravidade zero no corpo a prazos mais estendidos.

Antes dos exames, Marshburn e Maurer dedicaram um tempo de sua rotina diária a uma corrida na esteira ergométrica COLBERT (sim, nomeada a partir do comediante e apresentador do The Late Show na TV americana). O aparelho não é muito diferente de uma ergométrica de grande porte comumente vista em laboratórios clínicos — salvo por algumas adaptações, como revestimento de níquel em algumas peças essenciais e amarras para prender os astronautas e dar-lhes alguma sensação de peso (eles estão no espaço, sem gravidade: correr assim é meio difícil…).

A corrida foi algo rotineiro — astronautas da ISS são obrigados a cumprirem oito horas diárias de exercícios físicos (e fazem exames periódicos quanto a isso também).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital