Nesta quinta-feira (17), o Google está homenageando o Dr. Michiaki Takahashi por meio do Doodle. O virologista japonês foi responsável pelo desenvolvimento da primeira vacina contra a catapora e completaria 94 anos de idade nesta data.
Takahashi nasceu em 1928 em Osaka, no Japão, se formou em medicina pela Universidade de Osaka e trabalhou no Instituto de Pesquisa de Doenças Microbianas da Universidade de Osaka em 1959.
Leia também!
- Grupos de Telegram se tornam fonte de fotos íntimas não autorizadas; entenda
- De olho nas fake news, Twitter inclui novo rótulo em contas
- Snapchat testa anúncios para gerar dinheiro aos criadores de conteúdo
O virologista estudou durante anos os vírus do sarampo e da poliomielite, mas quando seu filho desenvolveu uma grave crise de catapora, voltou todos seus conhecimentos ao combate da doença altamente transmissível.
Os estudos começaram em 1965 e ficou pronto para testes clínicos em 1974. Após mais de 10 anos, em 1986, a vacina foi lançada no Japão e foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina contra a catapora foi administrada em crianças de mais de 80 países.
Para homenagear o virologista que revolucionou a ciência, o Google dedicou um Doodle especial confeccionado pelo artista japonês Tatsuro Kiuchi. A ilustração fica aparente na página de busca do Google e, ao clicar sobre ela, os usuários são direcionados para uma página de resultados sobre Takahashi.

Imagem: Google
A ilustração faz alusão ao processo de criação da vacina contra a catapora em meio as letras que formam a palavra Google. É possível ver o virologista estudando o vírus, aplicando o imunizante em uma criança e, por fim, ver a vacina sendo disponibilizada pelo mundo e, consequentemente, diminuindo o número de infecções pela doença.
O ilustrador responsável disse que espera demonstrar às pessoas que “as vacinas podem ajudar a superar uma doença e mudar o mundo”.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!