Nesta quinta-feira (17), o Google está homenageando o Dr. Michiaki Takahashi por meio do Doodle. O virologista japonês foi responsável pelo desenvolvimento da primeira vacina contra a catapora e completaria 94 anos de idade nesta data.  

Takahashi nasceu em 1928 em Osaka, no Japão, se formou em medicina pela Universidade de Osaka e trabalhou no Instituto de Pesquisa de Doenças Microbianas da Universidade de Osaka em 1959.  

publicidade

Leia também!

O virologista estudou durante anos os vírus do sarampo e da poliomielite, mas quando seu filho desenvolveu uma grave crise de catapora, voltou todos seus conhecimentos ao combate da doença altamente transmissível.  

Os estudos começaram em 1965 e ficou pronto para testes clínicos em 1974. Após mais de 10 anos, em 1986, a vacina foi lançada no Japão e foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina contra a catapora foi administrada em crianças de mais de 80 países.  

Para homenagear o virologista que revolucionou a ciência, o Google dedicou um Doodle especial confeccionado pelo artista japonês Tatsuro Kiuchi. A ilustração fica aparente na página de busca do Google e, ao clicar sobre ela, os usuários são direcionados para uma página de resultados sobre Takahashi.  

google doodle em homenagem ao criador da vacina contra catapora
Google homenageia virologista que criou primeira vacina contra catapora.
Imagem: Google

A ilustração faz alusão ao processo de criação da vacina contra a catapora em meio as letras que formam a palavra Google. É possível ver o virologista estudando o vírus, aplicando o imunizante em uma criança e, por fim, ver a vacina sendo disponibilizada pelo mundo e, consequentemente, diminuindo o número de infecções pela doença.  

O ilustrador responsável disse que espera demonstrar às pessoas que “as vacinas podem ajudar a superar uma doença e mudar o mundo”. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!