A chamada “wide bay” – o novo hangar que a SpaceX está construindo em sua estrutura no sul do Texas – já é o edifício mais alto da empresa, tomando o posto da “high bay”. A construção começou há cerca de quatro meses e deve ser integrada ao processo de fabricação da nave orbital Starship e seu propulsor, o foguete Super Heavy.

O marco foi confirmado na última quinta-feira (17), quando os engenheiros removeram o guindaste da área após este instalar uma nova parte pré-fabricada – o “quinto andar” do novo hangar da SpaceX -, elevando a estrutura um pouquinho acima dos 85 metros de altura da “high bay”.

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Falta um pouco, porém, para que esse andar seja completado: literalmente, estamos falando das paredes externas dele, mas ainda não foram montadas as divisões internas – quatro, ao todo -, que devem ficar prontas em mais ou menos uma semana. Uma vez completado, o novo hangar da SpaceX deve chegar a 90 m.

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Hangares do tipo normalmente consistem de partes integradas de um processo de fabricação. Quando a “high bay” foi levantada, a SpaceX inaugurou o processo de verticalização do foguete Super Heavy. A “wide bay” é consideravelmente maior, mas ainda não se sabe em qual parte da cadeia ela será incorporada.

Na verdade, existe uma possibilidade de um sexto andar ser instalado – algo que a SpaceX ainda está pensando se vale a pena ou não -, como ela fez com a “high bay” (o topo deste edifício conta com um bar, uma sala de reuniões, uma área de entretenimento e um deck de observação com persianas automáticas nas janelas).

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Segundo o que o CEO da SpaceX, Elon Musk, já falou no passado, o desejo da empresa é o de que a estrutura completa de fabricação da Starship, quando finalizada, seja capaz de entregar pelo menos uma nave nova por mês.

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