A missão “Starlink 4-8” foi completada com sucesso, com um foguete Falcon 9 (número de série B1058) entregando 46 satélites da plataforma de internet da SpaceX à atmosfera. Ao mesmo tempo, esse propulsor iguala um recorde anterior estabelecido pela empresa: pela segunda vez, um foguete da linha completa 11 lançamentos orbitais e retornos bem-sucedidos à Terra.

Vale lembrar que a SpaceX sempre afirmou que os Falcon 9 foram projetados para ter uma vida útil de 10 voos. Ainda não sabemos se esta foi uma estimativa conservadora ou se alguma mudança no processo de recondicionamento dos foguetes após um voo possibilitou o aumento desse número. Pode ser também que a SpaceX esteja “testando os limites” dos foguetes, para ver até onde eles realmente aguentam.

A missão foi executada na última segunda-feira (21), após um dia de atraso devido à espera por um clima mais favorável ao voo. A missão conseguiu seu intento, levando os satélites à baixa atmosfera da Terra (LEO). Cerca de nove minutos após sua subida, o foguete desceu e pousou com sucesso no navio-drone A Shortfall Of Gravitas (ASOG), que ancorou o foguete e irá levá-lo de volta à base da SpaceX.

Leia também

publicidade

O recorde atual pode ser ampliado: em março, o Falcon 9 B1060 também fará seu 11º voo, também para a entrega de satélites da Starlink. Se conseguir, o foguete também vai superar a média de voos de seus antecessores: um lançamento a cada 57,5 dias sendo lançado 11 vezes em 20 meses. O propulsor que veio depois dele — o Falcon 9 B1061 — deve levar cerca de seis meses para atingir o mesmo recorde.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!