A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, está avaliando liberar uma nova dose de reforço contra a Covid-19 das vacinas com tecnologia de RNA mensageiro, como a Pfizer e Moderna.  

A informação foi divulgada pelo The Wall Street Journal, que também contou que está quarta dose do imunizante é a avaliação para que a vacina contra a Covid-19 se torne anual, assim como a da gripe. 

Leia também!

No entanto, a questão ainda precisa avaliar diversos detalhes, como o possível surgimento de uma nova variante, que pode exigir a aplicação de uma nova dose extra. Além disso, também está sendo levado em consideração quem será o público-alvo do novo reforço, se todos os adultos ou apenas um grupo específico da população.  

publicidade

Israel, por exemplo, já autorizou a aplicação de uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com condições de saúde específicas e profissionais da saúde. Inicialmente, a decisão tem gerado efeitos positivos, principalmente contra a variante ômicron.  

Apesar disso, a própria FDA está realizando suas próprias pesquisas sobre a resposta imunológica vinda de uma quarta dose da vacina, incluindo uma prevenção a casos graves e e sintomáticos da infecção por SARS-CoV-2

vacina Covid-19 Fiocruz.
FDA está avaliando uma nova dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Imagem: Fiocruz/Divulgação

“A vacinação é nossa melhor defesa contra a covid-19, incluindo as variantes circulantes, e encurtar o período de tempo entre a conclusão de uma série primária e uma dose de reforço pode ajudar a reduzir a imunidade em declínio”, disse Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação Biológica da FDA, em janeiro, quando a organização alterou o uso emergencial das vacinas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!