Um acidente durante o acompanhamento de um paciente epilético mostrou que o ser humano pode realmente ser capaz de ver a vida diante dos olhos no momento da morte, assim como mostram os filmes e novelas.  

O neurocirurgião Ajmal Zemmar estava acompanhando as ondas cerebrais de um paciente de 87 anos que havia desenvolvido epilepsia. Durante o processo, o paciente teve um ataque cardíaco fatal, oferecendo uma experiência única.  

publicidade

Leia também!

As gravações das ondas cerebrais do paciente mostraram que nos 30 segundos antes do ataque cardíaco e nos 30 segundo após a morte declarada, o cérebro do paciente emitiu ondas nos mesmos padrões de quando sonhamos ou recordamos memórias.  

publicidade

No estudo publicado na Frontiers in Aging Neuroscience, o responsável pela pesquisa afirma que é como se o cérebro fornecesse uma lembrança final da vida. Em entrevista à BBC, Zemmar relatou que o experimento foi completamente acidental.  

Não é possível afirmar sobre o que o cérebro se lembra, mas Zemmar explica que partindo de um ponto de vista filosófico especularia que “se o cérebro fizesse um flashback, provavelmente gostaria de lembrá-lo de coisas boas, em vez de coisas ruins”.  

publicidade

“Esta poderia ser uma última lembrança de memórias que experimentamos na vida, e elas se repetem em nosso cérebro nos últimos segundos antes de morrermos.” 

estudo do cérebro
Pesquisa mostra que a vida realmente passa diante dos olhos na hora da morte. Imagem: Sergey Nivens/Shutterstock

Zemmar afirma que os dados são de 2016, mas nunca se sentiu a vontade para publicar o caso, pois não encontrou estudos parecidos, além do fato de o paciente ser epilético e ter o cérebro inchado e sangrando também dificultam as conclusões.  

publicidade

Os pesquisadores disseram que o único achado parecido relata o caso de ratos saudáveis que apresentaram dados iguais no momento da morte, altos níveis de ondas cerebrais 30 segundos antes e após.  

“Acho que há algo místico e espiritual em toda essa experiência de quase morte”, disse Zemmar ao explicar que cientistas vivem para encontrar descobertas como esta. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!