Nesta terça-feira (8), o mundo inteiro celebra o Dia Internacional da Mulher. E as comemorações vão além do nosso planeta: a primeira mulher a bordo da estação espacial da China enviou uma mensagem de felicitações diretamente do espaço.

“Queridas mulheres, olá, sou a astronauta chinesa Wang Yaping. No momento, estou realizando uma missão de seis meses na estação espacial da China”, disse Wang na mensagem de vídeo gravada no módulo tianhe da estação de Tiangong. “Desejo a todas as minhas companheiras ao redor do mundo um Feliz Dia Internacional da Mulher!”.

“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a cada mulher por sua devoção altruísta”, acrescentou Wang. “Eu também desejo que todas as mulheres possam alcançar as estrelas mais brilhantes da vida e seguir a carreira que amam”.

Existem duas mulheres atualmente no espaço

Wang Yaping tornou-se a segunda astronauta da Administração Espacial Nacional da China a chegar ao espaço em 2013, um ano depois que Liu Yang fez história na missão Shenzhou 9. Trabalhando no módulo Tianhe desde outubro, ela deve retornar à Terra com seus colegas da missão Shenzhou 13 Zhang Zhigang e Ye Guangfu em meados de abril. 

publicidade

Em novembro, Wang se tornou a primeira mulher chinesa a praticar uma atividade extraveicular, também conhecida como caminhada espacial.

É importante destacar que Wang não é a única mulher no espaço neste Dia Internacional da Mulher. A astronauta da Nasa Kayla Barron está atualmente trabalhando a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) como parte da tripulação da Expedição 66 do laboratório orbital.

Barron foi lançada à ISS em novembro de 2021 junto com três outros astronautas para uma estadia de seis meses. Ela e seus colegas de tripulação também devem retornar à Terra em abril.

Wang e Barron são duas das 10 pessoas que vivem atualmente no espaço: três na estação chinesa e sete na ISS. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!