Pesquisadores do Menzies Health Institute Queensland da Griffith University, na Austrália, descobriram que o tratamento para artrite reumatoide pode ser útil no combate do vírus do Chikungunya e Ross River, ambos transmitidos por mosquitos.  

O estudo mostra que pacientes com artrite reumatoide grave expressam altos níveis de uma molécula imune chamada Interleucina-17 (IL-17), que é o alvo dos remédios do tratamento da doença.  

publicidade

Leia também!

E foi descoberto que a IL-17 também está presente nas infecções por Chikungunya e Ross River. A novidade foi descoberta após analisar diversas amostras de pacientes do Brasil que foram infectados por Chikungunya no surto de 2019, que afetou principalmente o norte do país.  

publicidade

As amostras mostraram grandes presenças da IL-17 em pacientes com doença aguda e mais ainda em pacientes com doença crônica. “Quando analisamos amostras de soro de pacientes com o vírus Ross River, os níveis de IL-17 também estavam elevados, o que nos levou a perguntar se essa molécula estava causando a doença”, disse a pesquisa.  

No entanto, ao realizar testes em camundongos, os pesquisadores notaram que a falta completa de IL-17 não é benéfica. Os camundongos geneticamente modificados que não tinham IL-17 mostraram um aumento no RNA viral após a fase aguda da doença, mesmo reduzindo a inflamação.  

publicidade
Diversos comprimidos ao lado do nome Chikungunya  Vírus
Tratamento contra artrite reumatoide pode combater Chikungunya, diz estudo. Imagem: Jarun Ontakrai/Shutterstock

“Essas descobertas fornecem novos insights sobre como diferentes braços da resposta imune cooperam para garantir uma defesa duradoura contra vírus como Chikungunya e Ross River e abrirão caminho para o desenvolvimento de novas imunoterapias para tratar essas doenças”, concluíram os cientistas. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!