O TikTok está bem perto de fechar um acordo que prevê o armazenamento das informações dos usuários dos Estados Unidos pela Oracle Corp. A medida visa atender às normas regulatórias que vigoram nos EUA e pode ser fechada um ano e meio depois que um painel de segurança nacional, em solo norte-americano, expressou preocupação com um possível uso dos dados dos usuários do aplicativo pelo governo da China. 

Segurança dos dados em primeiro lugar

No entanto, a ordem de manter a segurança nos dados não foi aplicada pelo governo de Joe Biden. No painel, conhecido como Comitê de Investimento Estrangeiro, um alerta foi divulgado sobre a situação, que agora pode ser resolvida por meio do possível acordo com a Oracle. 

publicidade

Há rumores de que a empresa tenha discutido a compra de uma participação minoritária no TikTok, em 2020, após constantes pressões por parte do governo dos EUA. 

Segundo fontes ouvidas pela Reuters, a gigante da computação em nuvem deverá armazenar todos os dados dos usuários dos EUA em servidores sob gestão da nova parceria. Atualmente, o TikTok armazena alguns dados no Google Cloud da Alphabet. 

Leia mais:

Guardiã das informações 

A ideia do acordo é que uma equipe de gerenciamento de dados atue como guardiã das informações dos usuários norte-americanos, mantendo uma vigilância constante sobre o TikTok. 

A equipe será composta por engenheiros e profissionais de segurança cibernética. As empresas estão discutindo uma estrutura de operações de forma autônoma.

O TikTok também está explorando parcerias com outras empresas de tecnologia sobre firewalls e medidas de segurança cibernética, segundo a Reuters. 

No entanto, o TikTok não comentou o assunto e um porta-voz informou por e-mail apenas que a empresa vem investindo em segurança de dados, com o objetivo de manter as informações seguras. 

TikTok é a rede social que liderou a lista de apps mais baixados no mundo em 2021
Sofrendo fortes pressões nos EUA, Tik Tok está bem próximo de fechar acordo que prevê a garantia da segurança dos dados dos usuários norte-americanos. Imagem: Nattakorn_Maneerat / Shutterstock

Domínio nas redes sociais

Sendo um dos aplicativos mais populares do mundo, o TikTok conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. 

As informações dos usuários dos EUA estão armazenadas nos data centers do TikTok na Virgínia, com backup em Singapura.

Mas os especialistas dos Estados Unidos estão cada vez mais preocupados com a utilização dos dados, principalmente no que diz respeito a segurança, militar e de inteligência. 

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!