O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou em seu Twitter nesta quinta-feira (17) que assinou o decreto que visa a liberação do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes fechados.  

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria. 

publicidade

Leia também!

O novo decreto trata como exceção o transporte público do estado e seus locais de acesso, como estações de Metrô, além de hospitais e unidades de saúde. A decisão entra em vigor imediatamente, no entanto, as prefeituras possuem autonomia para decidir sobre questões da pandemia e cabe à elas acatar ou não a decisão do Estado.

publicidade

“Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!”, publicou Doria em seu Twitter.

A decisão baseada no aconselhamento do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo leva em consideração o fato do estado ser o primeiro do Brasil a atingir a meta de 90% da população vacinada. Índice apontado como ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

publicidade

“São Paulo liderou o processo de vacinação no Brasil e, com a parceria com os 645 municípios, tem ampliado a cobertura vacinal e protegido a população. O dia de hoje é de celebração por atingirmos uma meta tão importante”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!