No mundo dos negócios, 65% das mulheres empreendem sozinhas no online, enquanto 66% lideram pequenas e médias empresas no Brasil. De acordo com o levantamento inédito para traçar o perfil da empreendedora brasileira da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, as mulheres são maioria no digital.

Por isso, um dos possíveis impactos disso é a saúde. As mulheres são mais acometidas por problemas de saúde relacionados ao trabalho do que homens, em que 36,3% delas revelam que já tiveram complicações psicológicas e/ou físicas.

Leia mais:

“As mulheres ainda precisam enfrentar muitos desafios no mercado de trabalho, como a falta de oportunidades de crescimento, o que faz com que elas busquem um caminho solo para alcançar o próprio sucesso com as estratégias que constroem no contexto digital que nós vivenciamos hoje”, explicou Juliana Gusmão, Diretora de Talent Acquisition da Nuvemshop.

publicidade

A grande parte das empreendedoras mulheres possui entre 18 e 29 anos e representam cerca de 35% das donas de negócio no online. Isso significa que as mulheres estão começado a empreender cada vez mais jovens, enquanto os homens da mesma faixa etária representam 31% dos empreendedores.

Ilustração de ferramentas para empreendedorismo digital
Blue Planet Studio/Shutterstock

Além disso, uma das principais motivações para a criação das lojas online é a expansão do negócio para aumentar as vendas, junto com a autonomia e liberdade. “As mulheres abraçaram de vez as vendas online. É muito importante fornecer todas as ferramentas para que mais mulheres possam iniciar e ampliar o seu próprio negócio, expandindo não só o faturamento, mas também permitindo mais flexibilidade para seu dia a dia.”

Veja os setores que mais possuem a presença do empreendedorismo feminino:

  • Arte (72%);
  • Materiais para escritório (70%);
  • Acessórios de moda (69%);
  • Produtos eróticos (67%);
  • Joias (63%).

Já quando se trata de presença no online, os dados revelam que as mulheres são mais ativas nas redes sociais. O levantamento concluiu que elas utilizam mais o WhatsApp como canal de vendas do que homens, em um comparativo de 76,3% x 67,5%. Confira a presença delas nas plataformas que focam em fotos e vídeos:

  • 98,2% das mulheres utiliza o Instagram (contra 90,4% dos homens empreendedores);
  • 30,4% delas usa o TikTok (contra 18,3% dos homens);
  • 24,5% delas usa o Pinterest (contra 9,2% dos homens).

“Nós, da Nuvemshop, temos trabalhados diariamente para que o e-commerce seja um ambiente cada vez mais democrático, possibilitando que as pessoas possam realizar o sonho de terem seu próprio negócio e que sejam bem-sucedidos nesta empreitada, auxiliando-os em todas as etapas da trajetória”, complementou a executiva sobre a dificuldade de empreender e o dinheiro como um dos principais fatores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!