Robô pintor Myro é apresentado no Brasil, prometendo pintar até 92 m² por hora

O robô pintor Myro chega ao Brasil com promessa de baixar os custos de pintura, além de completar até 3,71 metros quadrados por minuto
Por André Fogaça, editado por Acsa Gomes 23/03/2022 18h08, atualizada em 25/03/2022 15h21
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A holding de investimento de Dubai, Mojay Global, trouxe ao Brasil o primeiro robô pintor do mundo. Com o nome de Myro, o objetivo do produto é aumentar a eficiência na hora de dar nova cor às paredes e muros, além de diminuir o tempo de entrega de imóveis para incorporadoras e construtoras.

Apresentado como lançamento nacional, o Myro não é exatamente o tipo de robô que vai pintar a parede do seu quarto, mas sim uma solução para construtoras e empresas responsáveis por levantar prédios pela cidade. A promessa da holding responsável pelo produto é de reduzir em até 70% os custos totais com mão de obra de pintura – na construção civil de baixo padrão.

Leia também

Neste segmento, o Myro também pode significar redução de 15% nos gastos com tintas, indo até 85% quando construções de médio e alto padrão são levadas em conta.

Robô Myro utiliza tomada para receber energia

A marca responsável pelo desenvolvimento do robô é a indiana Eternal Robotics e o Myro foi apresentado ao mundo no segundo semestre do ano passado. Inicialmente o objetivo do lançamento mundial estava em cobrir uma lacuna que apresentava falta de mão de obra no sudeste asiático, mas no Brasil o foco é outro: aproveitar a quantidade generosa de construtoras e incorporadoras.

A pintura é feita com base em uma estrutura de spray, partindo do chão e cobrindo até 3,1 metros de altura. O sistema do Myro é capaz de pintar, com a mesma quantidade de tinta na parede, até 3,71 metros quadrados por minuto – indo até 92 metros quadrados por hora. Neste trajeto, o robô utiliza sensores para detectar cantos e obstáculos, como janelas e portas, pulando áreas que não devem ser pintadas.

App controla o planejamento de pintura

O trabalho de pintura é feito de forma autônoma, mas o usuário também pode operar o Myro a partir de um iPad ou tablet Android. Com o app em mãos, um mapa pode ser desenhado para otimizar o trabalho, levando o robô apenas para um local, ou planejando as paredes que precisam receber tinta primeiro.

O robô pesa 150 quilos e ele não utiliza baterias, então o local já precisa ter a parte elétrica montada para que uma tomada esteja por perto. A empresa indiana não divulgou a quantidade de tinta que o tanque pode carregar, mas adianta que ele só pode pintar uma cor por trabalho e o spray é feito sem ar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Ícone tagsTags: