A holding de investimento de Dubai, Mojay Global, trouxe ao Brasil o primeiro robô pintor do mundo. Com o nome de Myro, o objetivo do produto é aumentar a eficiência na hora de dar nova cor às paredes e muros, além de diminuir o tempo de entrega de imóveis para incorporadoras e construtoras.

Apresentado como lançamento nacional, o Myro não é exatamente o tipo de robô que vai pintar a parede do seu quarto, mas sim uma solução para construtoras e empresas responsáveis por levantar prédios pela cidade. A promessa da holding responsável pelo produto é de reduzir em até 70% os custos totais com mão de obra de pintura – na construção civil de baixo padrão.

publicidade

Leia também

Neste segmento, o Myro também pode significar redução de 15% nos gastos com tintas, indo até 85% quando construções de médio e alto padrão são levadas em conta.

publicidade

Robô Myro utiliza tomada para receber energia

A marca responsável pelo desenvolvimento do robô é a indiana Eternal Robotics e o Myro foi apresentado ao mundo no segundo semestre do ano passado. Inicialmente o objetivo do lançamento mundial estava em cobrir uma lacuna que apresentava falta de mão de obra no sudeste asiático, mas no Brasil o foco é outro: aproveitar a quantidade generosa de construtoras e incorporadoras.

A pintura é feita com base em uma estrutura de spray, partindo do chão e cobrindo até 3,1 metros de altura. O sistema do Myro é capaz de pintar, com a mesma quantidade de tinta na parede, até 3,71 metros quadrados por minuto – indo até 92 metros quadrados por hora. Neste trajeto, o robô utiliza sensores para detectar cantos e obstáculos, como janelas e portas, pulando áreas que não devem ser pintadas.

publicidade

App controla o planejamento de pintura

O trabalho de pintura é feito de forma autônoma, mas o usuário também pode operar o Myro a partir de um iPad ou tablet Android. Com o app em mãos, um mapa pode ser desenhado para otimizar o trabalho, levando o robô apenas para um local, ou planejando as paredes que precisam receber tinta primeiro.

O robô pesa 150 quilos e ele não utiliza baterias, então o local já precisa ter a parte elétrica montada para que uma tomada esteja por perto. A empresa indiana não divulgou a quantidade de tinta que o tanque pode carregar, mas adianta que ele só pode pintar uma cor por trabalho e o spray é feito sem ar.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!