Uso excessivo de adoçantes pode aumentar risco de câncer, indica pesquisa

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 25/03/2022 18h22
Pessoa despejando colher de adoçante em uma xícara de café
Imagem: Civil/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo apontou que pessoas que consomem altos níveis de adoçantes possuem maior risco de desenvolver câncer de mama, colorretal, estômago ou de próstata.

De acordo com a pesquisa, os adoçantes relacionados com maior risco de câncer são o aspartame e o acessulfame K. No caso do aspartame, os cientistas notaram que ele é capaz de desconfigurar as células, fazendo com que elas não se autodestruam ao se tornarem cancerígenas, processo que ocorre normalmente.  

Leia também!

Além disso, o uso continuo dessas substâncias podem ter efeito nas bactérias que vivem em nosso intestino e prejudicam nosso sistema imunológico, dificultando o combate e reconhecimento de células cancerígenas.  

No entanto, especialistas ressaltam que as pesquisas devem se intensificar pois existem pontos em aberto. Primeiro, a pouca diferença no risco de desenvolver câncer entre quem consumiu os mais altos e os mais baixos níveis de adoçante, algo próximo a 13%.  

Além disso, a base de dados utilizada para a pesquisa pode ser contestada. Foram acompanhados quase 600 mil voluntários por meio de diários de dieta escritos pelos próprios, o que não pode ser totalmente seguro tendo em vista que eles podem ter se enganado ao anotar algo, por exemplo. 

Adoçante. imagem: Shutterstock
Pesquisa diz que adoçantes podem aumentar risco de câncer. Imagem: Shutterstock

A pesquisa também aponta que mesmo que a discussão entre o uso de adoçantes e o desenvolvimento do câncer seja complexa, é necessário afirmar que existem adoçantes considerados saudáveis, como estévia e xilitol, que contribuem para a saúde das pessoas de diversas maneiras. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.