Sabe aquela história de “o print é eterno”? Ela se aplica ao britânico Joseph Kelly, de 36 anos, condenado a 150 horas de serviço comunitário no Reino Unido após postar um tweet ofensivo que foi apagado apenas 20 minutos depois, mas já era tarde demais.

De acordo com o jornal The Nacional, a condenação saiu na última quarta-feira (30) e Kelly chegou a correr o risco de ir para a cadeia. O homem foi considerado culpado em fevereiro do ano passado, mas a sentença definitiva só saiu agora. A legislação do país permite que usuários sejam processados se enviarem mensagens consideradas “grosseiramente ofensivas” contra outros.

Para o azar ainda maior de Kelly, ele não ofendeu qualquer pessoa. O tweet ofensivo foi direcionado para Sir Tom Moore, um oficial do exército britânico que ficou conhecido após dar 100 voltas em seu jardim no seu aniversário de 100 anos com o intuito de arrecadar fundos para o sistema de saúde da Inglaterra durante a pandemia. O feito do idoso lhe rendeu ainda uma condecoração da Rainha Elizabeth II.

Tweet ofensivo contra oficial

O tweet em questão foi feito no dia seguinte à morte de Moore e dizia “the only good Brit soldier is a deed one, burn auld fella buuuuurn”, que quer dizer “o único bom soldado britânico é um soldado morto” seguida de uma mensagem desejando que o idoso “queimasse”.

publicidade

Leia mais:

Em justificativa, Kelly disse que estava bêbado quando escreveu a mensagem e que se arrependeu pouco depois e apagou. “Ele aceita que estava errado. Ele não previu o que aconteceria. Ele tomou medidas quase imediatamente para excluir o tweet, mas o gênio estava fora da garrafa até então”, disse a defesa do homem. “Seu nível de criminalidade era um post bêbado, em um momento em que ele estava lutando emocionalmente, do qual se arrependeu e removeu quase instantaneamente”, completou ainda.

No entanto, a justificativa não foi aceita e Kelly foi condenado a  18 meses de supervisão e 150 horas de trabalho não remunerado na forma de uma Ordem de Retorno da Comunidade Escocesa (CPO). “Minha opinião é, depois de ouvir as evidências, que este foi um tweet grosseiramente ofensivo. A dissuasão é realmente mostrar às pessoas que, apesar dos passos que você deu para tentar relembrar as coisas, assim que você pressionar o botão azul, é isso. É importante que outras pessoas percebam a rapidez com que as coisas podem sair do controle. Você é um bom exemplo disso, não tendo muitos seguidores”, disse Adrian Cottam, responsável pela condenação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!