A taxa de crescimento de aplicativos do segmento de criptomoedas disparou 902% no quarto trimestre do ano passado, com destaque especial para a América Latina. Na região, o índice de crescimento foi de 182%. 

Os dados, divulgados nesta terça-feira (5), são de um levantamento da plataforma de análise de marketing mobile Adjust e do provedor de inteligência de aplicativos Apptopia.

Guilherme Kapos, diretor de vendas da Adjust na América Latina, atribui o crescimento exponencial a “uma base de usuários excepcionalmente engajados” no meio dos criptoativos

O executivo comenta que esses aplicativos se tornaram uma espécie de “porta de entrada para a economia de criptomoedas”.

publicidade
Criptomoedas com o aplicativo da corretora binance aberto na tela de um smartphone
Crescimento de apps do segmento de criptomoedas disparou em 2021. Imagem: Chinnapong/Shutterstock

Engajamento em alta

O estudo conclui ainda que os aplicativos de criptomoedas registram mais engajamento em comparação com os apps de negociação de ações, por exemplo.

Os programas de moedas digitais registraram as maiores métricas de engajamento em 2021, como duração da sessão, sessões por dia e taxa de retenção. 

As métricas de uso vão ao encontro do desempenho do mercado de criptomoedas, que também ganhou muita força ao longo do ano passado.

O período de alta no mercado de criptomoedas também impactou no aumento de instalações. A taxa ano a ano subiu 400%. A alta mais impactante aconteceu no quarto trimestre de 2021, com um aumento de 106% nos downloads de apps relacionados a criptomoedas.

Leia mais:

Principais aplicativos de criptomoedas em 2021

Conforme os dados da Apptopia, o aplicativo de criptomoedas mais baixado de 2021 foi o da corretora Binance, que ocupava o terceiro lugar em 2020.

Logo em seguida, o segundo com o maior número de downloads foi o Crypto.com. Já o Coinbase, o aplicativo mais baixado em 2020, ficou em terceiro lugar em 2021. O quarto e quinto lugares foram ocupados pelos apps Trust e MetaMask, respectivamente.

E o Brasil?

O mercado brasileiro também evoluiu e registrou um aumento de quase 1.000% no investimento em criptomoedas, segundo dados de uma pesquisa da Hashdex.

“Nossos dados mostram um aumento gigantesco na demanda por carteiras e corretoras de criptomoedas desde o ano passado. A expectativa é que os aplicativos de criptomoeda continuem crescendo junto com as moedas digitais”, finaliza Adam Blacker, vice-presidente de Insights na Apptopia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!