Algoritmo do TikTok foi treinado usando conteúdo do Instagram, dizem ex-funcionários

Por Matheus Barros, editado por Lucas Soares 07/04/2022 14h58, atualizada em 07/04/2022 15h32
Ícones do TikTok e Instagram exibidos em smartphone
Koshiro K/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma reportagem produzida pelo BuzzFeed News entrevistou ex-funcionários da ByteDance, empresa dona do TikTok, e revelou que a companhia usou conteúdos de usuários do Instagram e Snapchat para treinar o algoritmo do Flipagram, plataforma antecessora da rede social de vídeos rápidos.  

O Flipagram foi adquirido pela ByteDance em 2017 e se tornou o Vigo, que foi desativado em 2020. De acordo com os ex-funcionários ouvidos, o intuito de usar os conteúdos do Instagram era treinar o algoritmo responsável pela página “For You” do TikTok.  

Leia também!

Documentos divulgados na reportagem apontam que cerca de 10 mil vídeos foram “roubados” por dia durante essa fase de treinamento do algoritmo para serem publicados por contas falsas do Flipagram.  

Além disso, a empresa manipulou métricas de likes e views para que as postagens parecessem mais populares e chamasse a atenção de empresas e possíveis patrocinadores.  

O diretor de tecnologia do Flipagram até outubro de 2017, Brian Dilley, afirmou que o aplicativo não tinha este tipo de atitude de roubar conteúdo de outras plataformas concorrentes.  

Logo da ByteDance e TikTok
ByteDance usou conteúdo do Instagram para treinar algoritmo do TikTok, dizem ex-funcionários. Imagem: Shutterstock

Em resposta as alegações feitas pelo BuzzFeed, a ByteDance afirmou que o Flipagram e Vigo tiveram suas operações encerradas anos atrás e não possuem nenhum tipo de conexão com os produtos atuais promovidos pela empresa. 

A reportagem apontou ainda que alguns usuários perceberam o sequestro de seus vídeos do Instagram e que muitos pais demonstraram preocupação com essa atitude, pois seus filhos estavam sendo exibidos de maneira não consensual. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.