Os clientes do Banco do Brasil (BB) que adquirirem um produto ou serviço poderão iniciar – em breve – o pagamento no site ou no aplicativo da empresa e concluí-lo na conta corrente. O banco é o primeiro no Brasil habilitado para oferecer o iniciador de transação de pagamentos (ITP) e novidade estará disponível para transferências via Pix.

Antes disso, o consumidor que comprava os bens e serviços em sites precisava emitir boleto bancário, digitar os dados do cartão de crédito ou copiar o código do Pix e colá-lo no aplicativo do banco. Agora, com o ITP, o processo será mais simples.

O novo recurso funciona da seguinte maneira: o cliente começa o pagamento no site ou aplicativo da empresa vendedora do produto ou do serviço. Depois, será encaminhado ao ambiente digital do banco, concluindo o pagamento após sua identificação e seu consentimento.

O Banco do Brasil informou que o Pix foi escolhido para ser o primeiro meio de pagamento integrado ao ITP pela alta adesão. Isso porque o sistema de pagamentos instantâneo funciona 24 horas e concentra 30% do total de transações bancárias no país.

publicidade
Pix, Banco Central
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock

Leia mais:

Já para as empresas, o ITP traz ganhos de eficiência e reduz custos com a administração de serviços de pagamento. Enquanto para o cliente, a novidade deixa o processo de pagamento mais rápido e diminui as desistências.

Além disso, de acordo com o Banco do Brasil, a tecnologia está sendo testada em forma de projeto-piloto e representa uma tecnologia segura e supervisionada pelo Banco Central. Apenas as instituições homologadas pela autarquia podem operar com essa tecnologia e os pagamentos são concluídos no banco onde o cliente possui conta.

Fonte: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!