A Secretaria de Estado da Polícia Militar (SEPM) do Rio de Janeiro e a Uber firmaram um acordo inédito que prevê a integração de um botão “Ligar para a Polícia” no aplicativo de mobilidade urbana.

A novidade, que funcionará integrada com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelo Serviço 190, é a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil.

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Mãos segurando um smartphone na Uber
Sempre que alguém precisar usar o botão, os operadores do serviço de emergência vão receber todos os dados da viagem em tempo real. Imagem: Oleksandr Lutsenko/Shutterstock

De início, o sistema vai operar em formato de projeto-piloto na Baixada Fluminense para mais tarde chegar até outras regiões do estado carioca.

Como funcionará a ferramenta de segurança?

Sempre que um usuário ou motorista parceiro da Uber precisar acionar o botão, os operadores do serviço de emergência vão receber a localização e demais dados da viagem em tempo real.

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A ideia é oferecer uma resposta mais rápida e precisa da força policial, dispensando que a vítima tenha que fazer uma chamada para informar uma ocorrência. Por meio do recurso, será possível consultar ainda informações do veículo, do usuário e do motorista.

A ferramenta utiliza os sinais de localização dos celulares utilizados para navegação nas corridas para funcionar. A tecnologia que permite o envio de dados aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados de resposta a emergências do mundo. 

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Além da localização, o Cecopom terá acesso à placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do seu número de telefone.

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Segundo os termos do acordo, haverá um período de treinamento dos operadores do Cecopom além de um processo de integração tecnológica para que tudo funcione. Após a conclusão dessas etapas, o projeto será implantado.

“Acreditamos que essa parceria vai contribuir muito para a Corporação e para a sociedade. Vale também ressaltar o caráter integrador dessa parceria e a importância de ferramentas tecnológicas aplicadas à área de segurança pública”, disse o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

A diretora-geral de Operações da Uber, Silvia Penna, ressalta que cada segundo conta em situações de emergência.

“Por isso, foi muito importante a disposição da Secretaria de Estado da Polícia Militar de manter esse diálogo conosco a fim de explorar essa tecnologia para apoiar o trabalho de atendimento a emergências de forma pioneira no Brasil. Se isso puder resultar no envio de ajuda mais rápida em situações críticas, será um recurso a mais para trazer mais segurança a todos que circulam nas cidades”, conclui a dirigente da Uber.

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