O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) apontou recentemente um quarto caso de Covid-19 derivado de uma variante observada em martas, um pequeno mamífero.  

Acredita-se que os quatro casos aconteceram durante o primeiro ano de pandemia, quando uma fazenda de visons em Michigan, nos EUA, sofreu com um surto da Covid-19 entre os animais.  

publicidade
Vison de pé em uma gaiola
Covid-19 pode passar de animais para humanos? Casos recentes indicam que sim. Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock

Dois dos casos foram encontrados em funcionários desta fazenda, enquanto outros dois em pessoas que não tinham vínculos com a fazenda ou seus funcionários. Deste modo, acredita-se que essa variante presente nos animais poderia estar circulando entre os seres humanos.  

Porém, pesquisadores apontam que é difícil concluir essa infecção passada de animais para pessoas, pois há poucas evidências genéticas do local. “Como há poucas sequências genéticas disponíveis nas comunidades ao redor da fazenda, é impossível saber com certeza se as mutações vieram de martas na fazenda ou já estavam circulando na comunidade”, contou Barton Behravesh. 

publicidade

Acredita-se que a infecção pela Covid-19 entre animais e humanos possa realmente acontecer, mas de forma rara. O poder de transmissão entre indivíduos da mesma espécie é muito superior.  

Leia também!

publicidade

De acordo com o National Geographic, os primeiros casos dessa infecção de animais para humanos foram identificados em novembro de 2020, mas o CDC só informou os casos em seu site em meados de março de 2021.  

“O CDC tomou conhecimento de dados de sequenciamento genético indicando possível transmissão de vison para humano no final de 2020”, contou Behravesh. “As informações foram publicadas no site do CDC assim que ficou claro que havia uma possível propagação humana”. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!