Rússia multa Google por “informações falsas” compartilhadas no YouTube

A justiça russa decidiu multar o Google por não excluir “informações falsas” sobre a guerra na Ucrânia postadas no YouTube 
Por Gabriel Sérvio, editado por Acsa Gomes 21/04/2022 09h20, atualizada em 22/04/2022 15h12
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A justiça russa decidiu multar o Google em 11 milhões de rublos, o que na cotação atual equivale a cerca de US$ 137 mil (ou R$ 635,6 mil). Segundo as autoridades, a empresa está distribuindo “informações falsas” sobre a guerra na Ucrânia no YouTube. 

A big tech foi considerada culpada de “cometer violações administrativas” e multada em 4 e 7 milhões de rublos em dois casos, informou o Tribunal Distrital de Moscou nesta quinta-feira (21). Por ora, a empresa ainda não comentou o caso.

Rússia multa Google por “informações falsas”compartilhadas no YouTube.
A gigante de buscas foi considerada culpada de “cometer violações administrativas” na Rússia. Imagem: ThomasAFink/Shutterstock

Segundo as informações da agência de notícias local TASS, o tribunal relatou ainda que vídeos produzidos por ucranianos de grupos de extrema-direita estão disponíveis na plataforma.

Vale lembrar que a Rússia bloqueou outras redes sociais no país, incluindo Facebook e Instagram. O YouTube, embora sob pressão do governo, continua funcionando no país.

O órgão de vigilância de comunicações da Rússia já havia alertado que o Google seria multado se não retirasse o conteúdo do ar, o que faz parte da estratégia adotada pelos russos para controlar o fluxo de informação na internet sobre o conflito.

Via: Reuters

Leia mais:

Russos processam Netflix por interromper serviço

Quem também está na mira dos russos é a Netflix. Assinantes do serviço de streaming na Rússia entraram com um processo coletivo contra a empresa recentemente após a suspensão do serviço no país.

A decisão da plataforma também veio após a invasão à Ucrânia e a saída em massa de diversas companhias da Rússia, que devido às sanções econômicas aplicadas pelo ocidente, deixaram de atuar comercialmente na região.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.