A oferta de serviços e software em nuvem são as grandes apostas da Microsoft para os próximos anos e deve contribuir para um considerável crescimento da empresa. A expectativa é que a companhia registre cerca de US$ 49 bilhões em vendas no trimestre encerrado em março.

Trata-se de um aumento de quase 18% em relação ao ano anterior. Segundo analistas, o lucro líquido da gigante da tecnologia deve chegar aos US$ 16 bilhões, o que representa um crescimento de 6,2%. O anúncio oficial dos lucros deve acontecer ainda nesta terça-feira (26), após o fechamento do mercado financeiro.

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Esse avanço aconteceu principalmente por conta do aumento da demanda por software de negócios em razão da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia. Isso aumentou a demanda por aplicativos de escritório da Microsoft, bem como seus serviços de infraestrutura em nuvem. 

Na cola da Amazon Web Services 

Apesar do avanço nos serviços em nuvem, a Microsoft enfrenta quedas de 15% em suas ações e ainda é o segundo fornecedor de infraestrutura em cloud computing, ficando atrás da Amazon Web Services. 

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Enquanto a Amazon detém 40% do mercado, a Microsoft abocanha 20%, porcentagem bem superior aos 7% registrados em 2016. Ou seja, a empresa está em plena ascensão no segmento.  

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Ações antitruste

Esse impulso também vem sendo motivo de várias críticas na Europa, onde a Microsoft enfrenta queixas antitruste arquitetadas por suas principais rivais. 

Microsoft Rewards é o programa de fidelidade da Microsoft
Microsoft aposta nos serviços em nuvem para alavancar seus investimentos em games, de olho em um mercado promissor e com demanda sempre em alta. Imagem: Sam Pak / Unsplash

A empresa francesa OVHcloud, por exemplo, apresentou uma reclamação sobre os termos de licenciamento que, segundo ela, tornam os produtos da Microsoft mais caros para uso em nuvens. O Departamento de Justiça está investigando as maiores empresas de tecnologia dos EUA por comportamento supostamente monopolista. 

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No entanto, a gigante da informática enfrenta processos similares há mais de 20 anos e está bem habituada com a rotina dos tribunais. Sobre o caso mais recente, um porta-voz da Microsoft informou que está avaliando como pode trabalhar melhor com os parceiros. 

Maior compra de todos os tempos

Em janeiro deste ano, a Microsoft comprou a Activision Blizzard Inc por US$ 75 bilhões, na maior aquisição de todos os tempos, sendo agora a proprietária de franquias de vários games de sucesso, como Call of Duty, World of Warcraft e Candy Crush.  

O acordo deve reforçar o serviço de assinatura Game Pass da Microsoft , que oferece inúmeros jogos por uma taxa mensal.

O braço de videogame gerou cerca de 10% da receita da empresa em 2021 e deve se transformar em negócio prioritário, utilizando a infraestrutura em nuvem para assumir a liderança em um setor emergente e com alta demanda. 

Via: The Wall Street Journal

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