De acordo com dados da Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma), a taxa de testes positivos para Covid-19 realizados em farmácia voltou a subir em abril no estado de São Paulo

Na última semana de março, 5% dos testes rápidos realizados em farmácias deram resultado positivo para Covid-19. Já na primeira semana de abril, 7% dos testes deram diagnóstico positivo, na segunda semana de abril a taxa já ultrapassava 8%.  

Leia também!

Os exames realizados em laboratórios também apresentaram um aumento significativo. Os índices passaram de 9% entre o dia 17 e 23 de abril, para mais de 13% na última semana de abril.  

publicidade

O aumento de diagnósticos positivos para Covid-19 em testes de laboratórios também foi encontrado no Rio de Janeiro e na região Sul do Brasil.  

Em entrevista ao portal G1, a infectologista Mirian Dal Ben, apontou que esse aumento já era esperado tendo em vista que várias medidas de relaxamento foram tomadas e que acabamos de passar por dois feriados prolongados.  

Pessoa fazendo utilização do autoteste de Covid-19
Resultados de testes positivos de Covid-19 feitos em farmácias voltam a subir em SP. Imagem: Clara Murcia/Shutterstock

Apesar do aumento nos testes positivos, as mortes continuam a diminuir. No começo de abril a média móvel estava em 55 por dia e diminui para 20 por dia no final do mês. Enquanto a média móvel de casos diminui de 6,6 mil para 2,9 mil no mesmo período. 

Dal Ben ressalta que essa diminuição das mortes foi causada pela vacinação e que adesão das pessoas às doses de reforço deve fazer com que a taxa de óbitos continue em queda.  

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!