Caso alguma informação indesejada acabe sendo capturada pelo Google Street View, como a fachada da sua casa ou até placa de um veículo, saiba que existe uma maneira simples de resolver o problema. 

Basta enviar uma solicitação à plataforma, que pode borrar a imagem com um filtro ou até, dependendo do caso, remover conteúdos que violem as políticas de privacidade do serviço.

Além das situações citadas antes, você também pode fazer uma solicitação caso encontre uma foto legível do seu rosto. Confira como o processo funciona no guia abaixo.

Leia mais:

publicidade

Como pedir o desfoque de uma foto no Street View

1. Abra a página do Google Maps e pesquise por um ponto de referência próximo ao local que encontrou a imagem inadequada. Se a ideia é desfocar a fachada da sua casa, por exemplo, basta pesquisar pelo seu endereço. 

2. Depois, selecione o ícone do Street View (o boneco amarelo na lateral inferior esquerda) e solte-o perto do local desejado no mapa.

3. Em seguida, clique nos de três pontos verticais no canto superior esquerdo e depois na opção ‘Informar um problema’

Como solicitar o desfoque ou remoção de uma foto no Street View
Imagem: Reprodução

4. Na próxima tela, você pode selecionar a área que deseja desfocar no campo ‘Visualização de imagem’. Para isso, clique e arraste a foto até preencher o quadrado vermelho com a fachada da sua casa, uma pessoa, um carro ou outro objeto que deseja esconder.

Como solicitar o desfoque ou remoção de uma foto no Street View
Imagem: Reprodução

5. Em seguida, em ‘Solicitação para desfoque’, marque a opção mais adequada: ‘Um rosto’, ‘Minha residência’, ‘Meu Carro’ ou ‘Outro Objeto’. 

6. Preencha a caixa de texto logo abaixo com uma breve descrição do motivo do seu pedido e marque o que há de errado com a imagem no campo ‘Relatório de qualidade da imagem’.

7. No fim, informe um endereço de e-mail, marque a caixa de verificação e finalize o processo clicando em ‘Enviar’.

Vale ressaltar que o processo acima também funciona tanto no aplicativo do Street View como no Google Maps para Android e iOS.

Pronto! O Google informa que analisa as solicitações “o mais rápido possível” em sua página de suporte. A empresa diz que pode entrar em contato pelo e-mail informado “para obter informações adicionais” ou para atualizar sobre o status do seu pedido.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!