Samsung cria memória duas vezes mais rápida que a do Galaxy S22

A memória UFS 4.0 da Samsung consegue ser até duas vezes mais rápida que a UFS 3.1 da própria marca, presente em seu smartphone mais potente
Por André Fogaça, editado por André Lucena 04/05/2022 19h29, atualizada em 04/05/2022 20h13
Galaxy S22+ (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy S22+ (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Samsung anunciou nesta semana o desenvolvimento de um novo tipo de memória para smartphones, tablets e demais produtos, com padrão UFS 4.0 e que pode ter até 1 TB de espaço interno. Além da quantidade de arquivos que podem ser armazenados, outro ponto importante é o incremento considerável na velocidade de leitura e escrita.

Se tem uma forma de resumir o que o UFS 4.0 da Samsung pode fazer, é: imagine a velocidade muito alta de um SSD, mas agora para uma série de outros aparelhos, com exemplos girando em celulares, tablets, computadores menores e até mesmo câmeras – especialmente importante para filmadoras de alta resolução.

Leia também

Memória UFS 4.0 (Imagem: divulgação/Samsung)
Memória UFS 4.0 (Imagem: divulgação/Samsung)

Como comparação, a Samsung utilizou o padrão UFS 3.1 presente no smartphone mais recente e caro da marca, o Galaxy S22 Ultra. Com o novo UFS 4.0 a velocidade de leitura do celular fica duas vezes maior, chegando até 23,2 Gbps por “faixa”. Em um cenário ideal onde as operadoras de telefonia conseguem entregar 5G de alta velocidade, este chip pode ser essencial para conseguir tirar proveito máximo da tecnologia sem fios.

Samsung quer sua memória até nos carros

Mesmo comparando com o atual melhor produto da Samsung em smartphones, a empresa coreana espera a adoção desta nova memória em aparelhos de realidade virtual, aumentada e também em carros conectados ou autônomos. Em outros números, a marca também compartilhou dados sobre a leitura e escrita sequenciais, registradas como 4,2 GB/s e 2,8 GB/s, respectivamente.

Este tipo de informação é mais importante para a criação de arquivos grandes, como em um arquivo de vídeo sendo montado dentro de uma filmadora.

Mesmo com o dobro de velocidade quando comparado ao UFS 3.1, o UFS 4.0 consegue ser 46% mais eficiente no consumo de energia. Este dado pode ser a garantia de dispositivos menores, com menos bateria e autonomia que não sofre, ao menos não na leitura ou escrita da memória interna.

A produção em massa da memória UFS 4.0 da Samsung deve começar no terceiro trimestre deste ano, em tempo para um provável lançamento da família Galaxy Z Flip e Fold, sabe.

Via: Samsung.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.