A Samsung anunciou nesta semana o desenvolvimento de um novo tipo de memória para smartphones, tablets e demais produtos, com padrão UFS 4.0 e que pode ter até 1 TB de espaço interno. Além da quantidade de arquivos que podem ser armazenados, outro ponto importante é o incremento considerável na velocidade de leitura e escrita.

Se tem uma forma de resumir o que o UFS 4.0 da Samsung pode fazer, é: imagine a velocidade muito alta de um SSD, mas agora para uma série de outros aparelhos, com exemplos girando em celulares, tablets, computadores menores e até mesmo câmeras – especialmente importante para filmadoras de alta resolução.

publicidade

Leia também

Memória UFS 4.0 (Imagem: divulgação/Samsung)
Memória UFS 4.0 (Imagem: divulgação/Samsung)

Como comparação, a Samsung utilizou o padrão UFS 3.1 presente no smartphone mais recente e caro da marca, o Galaxy S22 Ultra. Com o novo UFS 4.0 a velocidade de leitura do celular fica duas vezes maior, chegando até 23,2 Gbps por “faixa”. Em um cenário ideal onde as operadoras de telefonia conseguem entregar 5G de alta velocidade, este chip pode ser essencial para conseguir tirar proveito máximo da tecnologia sem fios.

publicidade

Samsung quer sua memória até nos carros

Mesmo comparando com o atual melhor produto da Samsung em smartphones, a empresa coreana espera a adoção desta nova memória em aparelhos de realidade virtual, aumentada e também em carros conectados ou autônomos. Em outros números, a marca também compartilhou dados sobre a leitura e escrita sequenciais, registradas como 4,2 GB/s e 2,8 GB/s, respectivamente.

Este tipo de informação é mais importante para a criação de arquivos grandes, como em um arquivo de vídeo sendo montado dentro de uma filmadora.

publicidade

Mesmo com o dobro de velocidade quando comparado ao UFS 3.1, o UFS 4.0 consegue ser 46% mais eficiente no consumo de energia. Este dado pode ser a garantia de dispositivos menores, com menos bateria e autonomia que não sofre, ao menos não na leitura ou escrita da memória interna.

A produção em massa da memória UFS 4.0 da Samsung deve começar no terceiro trimestre deste ano, em tempo para um provável lançamento da família Galaxy Z Flip e Fold, sabe.

publicidade

Via: Samsung.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!