Está chegando! Está previsto para este domingo (15) um verdadeiro espetáculo astronômico. Conhecido como Lua de Sangue, o eclipse lunar total poderá ser visto do Brasil. Na verdade, fenômeno será visível em toda a América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia

Já para a Nova Zelândia, o leste da Europa e o Oriente Médio, o eclipse será penumbral (quando a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, é quase imperceptível – ela não fica nem escondida, apenas com o brilho mais fraco). 

Leia também!

A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54. 

publicidade

Caso o céu esteja limpo, a população brasileira poderá acompanhar todas as fases da Lua sendo encoberta pela sombra do nosso planeta. Ou seja, poderemos ver o satélite natural da Terra escurecendo, ficando vermelha e, em seguida, voltando ao seu brilho natural.  

Confira o cronograma:  

  • 22h32: eclipse penumbral – quando a sombra da Terra começa a tocar a face da Lua  
  • 23h27: eclipse parcial – quando a Lua começa a ficar avermelhada  
  • 00h29: início do eclipse total – quando a Lua estará bem vermelha  
  • 1h11: eclipse máximo – momento em que a Lua estará bem no centro da sombra da Terra  
  • 1h53: fim do eclipse total  
  • 2h55: fim do eclipse parcial  
  • 3h50: fim do eclipse penumbral 
Imagem: Tragoolchitr Jittasaiyapan – Shutterstock

Segundo Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o eclipse será especialmente interessante porque a lua cheia de 15 de maio ocorrerá quando ela estará próxima ao seu perigeu (a posição mais próxima da Terra no mês), o que fará com que ela apareça maior no céu. 

Por essa razão, alguns estão associando o eclipse com o fenômeno conhecido como superlua. “A Lua estará próxima ao perigeu, o que fará ela parecer maior no céu. Mas ela só passa pelo perigeu no dia 17, às 15:24 UTC. O critério usado para determinar uma superlua é a lua cheia e o perigeu ocorrerem com menos de 24 horas de diferença”, explica Zurita. 

Onde assistir a Lua de Sangue?  

Porém, com a extensão do Brasil, não é difícil que algumas regiões estejam cheias de nuvens no céu, impossibilitando assistir o fenômeno ao vivo. Se esse for seu caso, é possível acessar o canal oficial da NASA no YouTube, ou então no canal do Observatório Nacional.  

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!