O Ministério da Igualdade da Espanha iniciou um novo trabalho para aprovar uma licença durante o período menstrual. O projeto é voltado para mulheres que sofrem com fortes cólicas menstruais

Caso a nova medida seja implementada, a Espanha se tornará o primeiro país a ter em sua legislação algo que atenda a situação dessas pessoas. O projeto faz parte de uma lei de aborto e saúde reprodutiva e poderá ser alterado até a próxima semana e ainda precisa passar pelo Conselho de Ministros da Espanha. 

publicidade

Leia também!

“Somos o primeiro país da Europa a regular pela primeira vez uma incapacidade temporária paga integralmente pelo Estado por menstruações dolorosas e incapacitantes”, celebrou a ministra da Igualdade, Irene Montero.  

publicidade

De acordo com o jornal El País, que obteve acesso ao anteprojeto, serão permitidos três dias de licença para mulheres que tenham cólicas dolorosas sob supervisão médica. O período de licença pode se estender até cinco dias para quem estiver em condições incapacitantes. 

A secretária de Estado para a Igualdade, Ángela Rodríguez, cita um estudo que aponta que 53% das mulheres sofrem de menstruação dolorosa, nas mais jovens o percentual pode chegar a 74%.  

publicidade
Mulher sentada com as mãos na barriga como se estivesse sentindo dor
Licença menstruação? Espanha pode ser o primeiro país a aprovar lei. Imagem: Kmpzzz/Shutterstock

“Isso é inaceitável e deve fazer com que os médicos e a sociedade reflitam. Quando o problema não pode ser resolvido clinicamente, acreditamos que é muito sensato que haja uma incapacidade temporária associada a esse problema”, afirma a secretaria Rodríguez.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!