A Rússia invadiu a Ucrânia no final de fevereiro e, desde então, o YouTube acompanha de perto as publicações sobre o conflito. A plataforma informou ao The Guardian que durante este período já retirou mais de 70 mil vídeos do ar.  

Segundo a empresa, os vídeos excluídos violaram a política do YouTube sobre grandes eventos violentos, que proíbe os criadores de conteúdo de negar ou banalizar os eventos, como a invasão.  

Leia também!

“Temos uma política de grandes eventos violentos e isso se aplica a coisas como negação de grandes eventos violentos: tudo, desde o Holocausto a Sandy Hook. E, claro, o que está acontecendo na Ucrânia é um grande evento violento”, afirmou o diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan, ao The Guardian.  

publicidade

O YouTube relatou que continua com a fiscalização e, além dos vídeos excluídos, também foram suspensos cerca de 9 mil canais, incluindo o do jornalista Vladimir Solovyov, que é um aberto apoiador do governo russo.  

A empresa apontou que após a medida de fiscalização, é possível notar um aumento no consumo de conteúdo na Ucrânia, Polônia e Rússia. Na Ucrânia, por exemplo, o conteúdo de notícias sobre a invasão gerou mais de 40 milhões de visualizações.  

Bandeiras da Ucrânia e Rússia colocadas em um mapa do continente europeu
YouTube remove mais de 70 mil vídeos relacionados à conflito na Ucrânia. Imagem: evan_huang/Shutterstock

“A primeira e provavelmente mais importante responsabilidade é garantir que as pessoas que procuram informações sobre este evento possam obter informações precisas, de alta qualidade e confiáveis no YouTube”, disse Mohan. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!