Além de mostrar ao mundo seu primeiro processador com suporte ao 5G mmWave, a MediaTek também aproveitou seu espaço na Computex para anunciar dois novos chips: o Dimensity 930 e Helio G99 LTE. A dupla foca na promessa de bom desempenho em celulares mais simples, esbarrando até mesmo em aparelhos voltados para o público gamer.

Começando pelo Dimensity 930, o modelo é o sucessor direto do 920 lançado exatamente no ano passado e com este chip em mente, o novo modelo promete melhorias interessantes para o usuário, enquanto traz novidades menos empolgantes. Ele continua um octa-core que roda seu lado forte em dois núcleos com até 2,2 GHz, enquanto os outros seis podem trabalhar em 2 GHz. Em comparação com a geração anterior, o clock foi reduzido dos 2,5 GHz.

publicidade

Leia também

No lado positivo das mudanças, a velocidade menor nos núcleos deve significar maior autonomia longe da tomada. Em outros detalhes, o MediaTek Dimensity 930 finalmente entrega suporte nativo para memória UFS 3.1 e torna este padrão como uma exigência. Com isso os celulares ficarão mais velozes, pois também trarão RAM LPDDR5.

publicidade

MediaTek Dimensity 930 perdeu o Wi-Fi 6

Os celulares com o novo MediaTek Dimensity 930 poderão trabalhar com 5G SA, além de trazer uma tecnologia para redução de ruído durante as chamadas. Outro corte de custos para este chip intermediário está no Wi-Fi, que agora não tem mais a capacidade de entrar em redes Wi-Fi 6, somente na geração anterior – ao menos o Bluetooth 5.2 continua firme e forte por aqui.

MediaTek Helio G99 (Imagem: divulgação/MediaTek)
MediaTek Helio G99 (Imagem: divulgação/MediaTek)

Já o Helio G99 LTE é mais simples e focado em aparelhos gamer, sem conexão 5G. Uma mudança importante está na litografia, que passou de 12 para 6 nanômetros. Isso, junto de outras alterações, significa eficiência energética 30% superior neste modelo, quando comparado ao Helio G96.

publicidade

Outra alteração está no número de núcleos, pois o Helio G99 LTE é um octa-core com dois Cortex-A76 rodando em até 2,2 GHz e seis Cortex-A55 em até 2 GHz. Como a economia está no foco deste chip, ele não tem suporte para memória no padrão UFS 3.1 e utiliza RAM em LPDDR4X. A ficha técnica ainda inclui Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.2, assim como no Dimensity 930.

Quando?

O novo chip Dimensity 930 deve aparecer nos smartphones lançados a partir do terceiro trimestre deste ano, enquanto o Helio G99 LTE chega antes, ainda neste semestre.

publicidade

Via: Gizmochina.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!