Uma ex-funcionária da PlayStation está processando, pela segunda vez, a companhia da Sony em uma ação coletiva por discriminação de gênero. Emma Majo já havia instaurado uma ação em novembro do ano passado, no entanto, após o juiz responsável considerar que a autora “não pleiteou plausivelmente” o caso, ele rejeitou a ação. 

Ex-funcionária da PlayStation abre novo processo por discriminação de gênero. Imagem: Shutterstock/Sundry Photography
Ex-funcionária da PlayStation abre novo processo por discriminação de gênero. Imagem: Shutterstock/Sundry Photography

De acordo com a Axios, assim como no primeiro processo, Majo alega que a Sony não oferece as mesmas oportunidades de crescimento para as mulheres quanto aos homens da empresa. Além disso, ela afirmou que após relatar as discrepâncias na companhia foi demitida injustamente. Em sua primeira ação, a ex-funcionária pedia uma indenização em prol de todas as mulheres que trabalham para a PlayStation nos EUA

“Por causa do padrão sistêmico da Sony e da prática de discriminação de gênero, o autor e os membros da classe proposta sofreram danos, incluindo perda de compensação, salários atrasados, benefícios trabalhistas e sofrimento emocional”, diz um trecho do processo. 

Leia mais!

publicidade

A nova queixa reúne não apenas os pontos abordados na primeira ação, mas diversos relatos de outras oito mulheres que trabalham ou trabalharam na companhia. Uma pesquisa da Deloitte também teria descoberto que a Sony tem uma porcentagem “muito baixa” de mulheres na gerência, apontando para o favorecimento de homens em cargos mais altos.

A licença para apresentar uma nova ação foi concedida pelo próprio juiz federal que negou o processo anterior. Ele a orientou a trazer mais detalhes do caso. 

Apesar de reconhecer as falhas e dizer que a empresa está levando a sério as denúncias, os advogados da PlayStation declararam que as “reivindicações generalizadas de assédio de Majo são baseadas apenas em alegações inacionáveis de atividade pessoal comum”, disseram em fevereiro deste ano, quando também realizaram o pedido do arquivamento do caso. Ainda de acordo com o tabloide, a Sony não se pronunciou sobre o novo processo, mas deve apresentar sua defesa em breve. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!