Dois antivirais são testados contra a varíola dos macacos

Edson Kaique Lima25/05/2022 13h47
Homem sem camisa com brotoejas avermelhadas
Crédito: Berkay Ataseven - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova pesquisa realizada em retrospectiva sugere que dois antivirais podem ser eficazes no tratamento da varíola dos macacos. Os medicamentos em questão são o brincidofovir e o tecovirimat, que apresentaram níveis diferentes de eficácia nos testes iniciais para aprovação de uso no Reino Unido.

De acordo com o estudo, que foi publicado na revista The Lancet Infectious Diseases nesta terça-feira (24), um dos antivirais, o brincidofovir, tem poucas evidências de benefício clínico. Em contrapartida, o tecovirimat tem algum potencial, mas necessita de mais pesquisas para avaliar o tamanho deste potencial.

Primeiros casos fora da África foram examinados

O estudo contou com os sete pacientes diagnosticados com a varíola dos macacos no Reino Unido entre 2018 e 2021. Estes foram os primeiros casos relatados que ocorreram dentro de um hospital e fora do continente africano, onde a doença é endêmica.

Originalmente, os dois antivirais foram desenvolvidos para tratar a varíola humana, que foi erradicada na década de 1980, graças a um esforço mundial de vacinação. Os medicamentos foram testados contra o vírus dos macacos em animais.

Leia mais:

Por se tratar de uma amostra pequena de casos, os autores acreditam que são necessárias mais pesquisas para apontar tanto que o brincidofovir, quanto que o tecovirimat tem eficácia no tratamento da doença.

Tecovirimat já tem aprovação

Um dos antivirais testados, o tecovirimat, já tem autorização de uso para tratamento da varíola dos macacos, além da varíola humana e bovina. Nos Estados Unidos, a autorização é apenas para a versão humana da doença.

Porém, no Reino Unido, onde os testes estão sendo realizados, não há nenhuma autorização de uso do antiviral. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aprovou nenhum medicamento para o tratamento da varíola.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital