Buracos negros já são difíceis de serem observados quando “presos” a uma estrela, mas um buraco negro livre, errante e desassociado de qualquer parte do espaço soa como uma tarefa impossível.

Ainda assim, astrônomos da Universidade da Califórnia-Berkeley acreditam ter encontrado o que deve ser o primeiro buraco negro desgarrado da história, por meio de técnicas de lente gravitacional que lhes permitiram identificar distorções correspondentes ao objeto em uma estrela extremamente distante.

publicidade

Leia também

Gráfico mostra o suposto "buraco negro livre", o primeiro de seu tipo a ser descoberto na Via Láctea, caso as informações do estudo sejam confirmadas
Gráfico mostra o suposto “buraco negro livre”, o primeiro de seu tipo a ser descoberto na Via Láctea, caso as informações do estudo sejam confirmadas (Imagem: STScI/NASA/ESA/Divulgação)

“Lente gravitacional” é um efeito previsto por Albert Einstein, e basicamente consiste em observar a emissão de pouca, quase nenhuma luz por parte de objetos massivos. Evidentemente, a aplicação é muito mais detalhada, mas a grosso modo, a técnica nos permite identificar objetos massivos – de planetas inteiros a, veja só, buracos negros.

publicidade

De acordo com os dois líderes do time de pesquisa – os astrônomos Casey Lam e Jessica Lu -, a massa do suposto buraco negro livre é de alto entre 1,6 vez e quatro vezes maior que a do Sol. Essa variação numérica é o que causa a dúvida quanto à natureza do objeto: astrônomos concordam que um buraco negro é o objeto restante de uma explosão supernova com pelo menos 2,2 vezes a massa do Sol. Números menores que este geralmente resultam em uma estrela de nêutrons.

Seja ele uma estrela de nêutrons ou um buraco negro livre, o objeto é o primeiro “desgarrado”, ou seja, não está associado à proximidade de nenhuma estrela. Essencialmente, é um fantasma. “Com a técnica da lente gravitacional, nós somos capazes de sondar esses objetos solitários e compactos, além de pesá-los. Eu acho que abrimos uma nova janela para observarmos esses objetos escuros, que não podem ser vistos de nenhuma outra forma”, disse Lu.

publicidade

A análise feita pelo time liderado por Lam e Lu foi aceita para publicação no Astrophysical Journal Letters. Um time separado executou a mesma técnica na mesma área, mas concluiu que o objeto tem massa mais perto de 7 vezes a do Sol – ou seja, indiscutivelmente, um buraco negro. Ambas as conclusões ainda pendem confirmação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!