O Grupo Consultivo Científico da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as Origens de Novos Patógenos apontou que ainda é necessário realizar mais investigações para levar em consideração a teoria sobre a origem da pandemia de Covid-19.  

A teoria em questão aponta que o laboratório que estuda os coronavírus em Wuhan, na China, teria passado por um incidente que gerou o início do surto de Covid-19.

publicidade

Leia também!

“Não houve novos dados disponibilizados para avaliar o laboratório como um caminho do SARS-CoV-2 na população humana e recomenda mais investigações sobre este e todos os outros caminhos possíveis”, disse um relatório divulgado pela OMS.  

publicidade

Durante as investigações, a China resistiu aos esforços para averiguação do laboratório em Wuhan, o que levou críticos a apontarem que o governo local estava encobrindo um perigoso projeto para criação de vírus mortais, mas não existem provas quanto à isso.  

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, faz questão de afirmar que a China mostrou “transparência e abertura” durante as investigações. Outros pesquisadores também alertam que, se o vírus realmente tivesse origem no laboratório de Wuhan, poderia ter escapado por acidente.  

publicidade

Vale lembrar que laboratórios de todo o mundo estudam patógenos com potencial pandêmico e, no caso de Wuhan, a própria OMS disse não ter encontrado evidências conclusivas de que um incidente originou a pandemia de Covid-19. 

Imagem: Evgenia.B – Shutterstock

Brasil registra 143 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

O Brasil teve 143 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com números atualizados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde neste quinta-feira (9). No mesmo período, o país também registrou cerca de 45 mil casos da doença causada pelo SARs-CoV-2.

publicidade

Confira os números atualizados da Covid-19 no Brasil:

  • 143 óbitos nas últimas 24 horas;
  • 45.073 casos confirmados nas últimas 24 horas;
  • 667.790 óbitos acumulados;
  • 31.360.850 casos confirmados no total;
  • Média móvel de 123 mortes e 37.575 casos nos últimos 7 dias.

Via: Bloomberg

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!