Os resultados de um ensaio clínico apontaram que o tratamento de Covid-19 com Paxlovid, remédio da Pfizer, apresentou um efeito rebote (volta de sintomas) em apenas quatro dos 483 participantes dos testes.

Os pacientes que relataram o retorno, no entanto, vivenciaram manifestações mais leves, conforme ressaltou a pesquisa, publicada na revista Clinical Infectious. 

publicidade
Caixa do Paxlovid, da Pfizer
Covid-19: tratamento com Paxlovid mostra efeito rebote leve em poucos pacientes. Crédito: Rarrarorro/Shutterstock

O chamado efeito rebote ocorre a partir do ressurgimento de sintomas após a conclusão do uso de um medicamento. No geral, o tratamento oral que durou cinco dias se demonstrou eficaz a todos do estudo.

“Os quatro indivíduos que experimentaram o rebote (sintomas) representam apenas 0,8% do grupo e todos se recuperaram rapidamente sem terapia adicional direcionada a Covid”, afirmou o médico pesquisador de doenças infecciosas da Mayo Clinic e autor principal do estudo, Aditya Shah. 

publicidade

Entre os sintomas de rebote registrados pelos pacientes estão tosse, fadiga, dores musculares, dor de garganta, corrimento e congestão nasal. O intervalo de tempo desde o fim do tratamento até o retorno de alguns sintomas variou de seis a 19 dias.

Leia mais! 

publicidade

De acordo com Medical Xpress, todos os pacientes do ensaio eram de alto risco e com idade média de 63 anos. A maioria estava vacinado e muitos, inclusive, já haviam recebido a dose de reforço. Vale ressaltar que nenhum deles era imunocomprometido.

Para os pesquisadores, o efeito rebote pode ser explicado por uma possível resposta imune secundária que apareceu como sintomas leves da Covid-19. A equipe ainda ressaltou que todos os quatro pacientes que tiveram o rebote tinham problemas graves de saúde conhecidos como comorbidades – fator que complica as recuperações. 

publicidade

Em todo caso, mais estudos serão realizados, afirmaram os pesquisadores.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!