A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) confirmou nesta quarta-feira (15) o primeiro caso da varíola dos macacos (monkeypox) na cidade. O paciente, um brasileiro de 38 anos que mora em Londres, Inglaterra, desembarcou no Brasil no sábado (11).
De acordo com informações da Agência Brasil, o homem teve sintomas no dia seguinte após sua chegada. Ele procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), e o resultado positivo para a doença foi liberado na terça-feira (14) – ontem.

“Ele está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Todos os seus cinco contactantes estão em investigação para orientações e monitoramento”, informou a secretaria.
Segundo a pasta, a Superintendência de Vigilância está alerta para detecção oportuna de casos da doença no Rio e “também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância, alerta e resposta a eventos de saúde pública”, finalizou.
Leia mais!
- Estudo descobre por que vários pombos morreram misteriosamente em SP
- Demência está ligada à deficiência de vitamina D, aponta estudo
- Sua dieta pode não ser tão saudável quanto você imagina, aponta estudo
Caso de varíola dos macacos do RJ
Há poucos dias, laudos do Laboratório Molecular de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do laboratório da Secretaria Estadual de Saúde (SES) deram negativo para infecção de varíola dos macacos em um paciente de Macaé, no Rio de Janeiro, que estava em isolamento desde o dia 8 de junho.
A informação foi divulgada em nota oficial da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde no site da Prefeitura de Macaé. Na ocasião, a pasta lembrou à Agência Brasil que ainda não havia casos registrados da doença no estado do RJ.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!