Na terça-feira (14), durante o Google for Brasil, em São Paulo, a Google anunciou uma série de iniciativas relacionadas à sustentabilidade, incluindo o apoio a organizações que trabalham em prol da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. 

Nesse evento anual, a empresa apresenta suas principais novidades e reforça seu compromisso com o país. O foco das iniciativas apoiadas está na disseminação de conhecimento científico sobre a biodiversidade e as mudanças climáticas e na promoção do uso inteligente dos recursos naturais. 

publicidade
Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, em apresentação durante o Google for Brasil 2022. Imagem: Google

“Seja criando e incentivando iniciativas promissoras, ou ajudando projetos importantes a ganharem escala, o Google estará sempre lado a lado com quem está na linha de frente no combate às mudanças climáticas”, disse Maia Mau, head de marketing de produtos do Google para a América Latina e colíder do comitê interno de sustentabilidade, o Greenglers

Segundo um comunicado emitido pela empresa, além de compensar suas emissões de carbono desde 2007, ela tem o compromisso de consumir 100% de sua energia a partir de fontes renováveis, “o que tornará o Google uma empresa que opera apenas com fontes de energia livres de carbono, até 2030”. 

publicidade

Leia mais:

Confira detalhes sobre as principais novidades apresentadas no Google for Brasil 

Projeto de cooperação Google Cloud & CRIA: 

publicidade

De acordo com a empresa, seu Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA) é atualmente um dos maiores centros de informação sobre a biodiversidade brasileira, com destaque para o sistema de informação speciesLink, que integra dados primários de coleções científicas, construído de forma colaborativa com uma rede de pesquisadores do país e do exterior, que fazem parte de cerca de 200 instituições. 

“Juntas, elas reúnem mais de 16 milhões de registros de coletas da fauna e flora do Brasil, somando cerca de 5 milhões de imagens”, diz o comunicado da Google. “Por meio de um projeto de cooperação com Google Cloud, que vai oferecer créditos de sua plataforma em nuvem, o CRIA poderá continuar mantendo seus sistemas de informação de acesso livre, aberto e gratuito a qualquer pessoa interessada, fomentando a pesquisa, educação, políticas públicas e o desenvolvimento sustentável”.

publicidade

Doação do Google.org: 

O Google, por meio de seu braço filantrópico Google.org, fará uma doação de R$2,4 milhões para a The Nature Conservancy (TNC), instituição sem fins lucrativos dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. 

Segundo a empresa, a doação será dividida em duas partes, sendo R$1,2 milhão em recursos financeiros, que serão destinados à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções de proteção da biodiversidade na Amazônia e combate às mudanças climáticas. O projeto terá a participação de engenheiros do Google e de tecnologias de computação avançadas da empresa. A outra metade do valor será oferecida como crédito de anúncios para campanhas relacionadas às ações da The Nature Conservancy

Painel de informações na Busca: 

O Google lançou uma nova experiência na Busca quando as pessoas procuram por termos como “mudanças climáticas”, “prevenção de mudanças climáticas”, “soluções mudanças no clima” e “aquecimento global”. 

Um painel no topo dos resultados mostra informações sobre causas e efeitos das mudanças climáticas com imagens e links para fontes confiáveis, além de recomendações de medidas que as pessoas podem tomar individualmente para levar uma vida mais sustentável. 

“O painel de informações conecta as pessoas que utilizam a Busca do Google com notícias, vídeos e uma série de ações recomendadas por especialistas e pela Organização das Nações Unidas (ONU)”.

Google for Startups Accelerator: 

O Google for Startups anunciou um novo programa de aceleração para startups em estágio avançado com duração de três meses. Por meio da iniciativa, as empresas selecionadas terão acesso a créditos para utilizar produtos do Google focados em Cloud, Machine Learning, Android e Web, mentoria e conexões a dez startups que desenvolvem soluções com auxílio de tecnologia para problemas de sustentabilidade e mudanças climáticas e que enfrentam desafios técnicos internos. As startups poderão se inscrever no site do Google for Startups até 31 de julho. O programa terá início em setembro de 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!