O Falcon 9 é um foguete da SpaceX reutilizável e capaz de fazer diversos lançamentos. O recorde da empresa até o momento é de 12 decolagens com uma das unidades do modelo. Nesta sexta-feira (17), a empresa planeja superar a marca realizando o 13º lançamento de um foguete do tipo.

Atingir um grande número de reutilização é um dos principais objetivos da SpaceX com o Falcon 9. O lançamento de hoje está programado para acontecer por volta das 13h08 (horário de Brasília) e é possível acompanhar tudo na transmissão ao vivo no YouTube da empresa.

publicidade

Lançamento Falcon 9

O lançamento acontece no Kennedy Space Center, na Flórida e vai colocar 53 satélites Starlink na órbita baixa da Terra. Segundo a empresa, antes do voo programado para hoje, o foguete Falcon 9 foi responsável pelas missões GPS III-3, Turksat 5A, Transporter-2 e nove da Starlink.

Leia também

publicidade

Cerca de 8,5 minutos após a decolagem o primeiro estágio do Falcon 9 será desacoplado e retornará à Terra para um pouso vertical na plataforma de pouso A Shortfall of Gravitas, que estará aguardando no Oceano Atlântico perto da Flórida. 15,5 minutos após o lançamento os 53 satélites já devem estar em órbita.

2022 é um ano cheio para a SpaceX, a empresa já lançou 23 missões esse ano, sendo que 14 delas são dedicadas a voos da Starlink. A missão de hoje, inclusive, vai iniciar uma sequência de três lançamentos seguidos. A companhia de Elon Musk também pretende lançar um satélite de radar para os militares alemães na manhã de sábado e um satélite de comunicações comerciais no início de domingo

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!